Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-07-2012

Dilma Rousseff e mais de cem dirigentes presentes na abertura dos Jogos
A presidente brasileira Dilma Rousseff, o rei da Suazil�ndia, Angelina Jolie e Michelle Obama figuram entre as muitas personalidades esperadas em Londres para a cerim�nia de abertura dos Jogos Ol�mpicos, na sexta-feira.
Dilma Rousseff e mais de cem dirigentes presentes na abertura dos Jogos
Foto: afp.com

Mais de cem chefes de Estado e de governo assistir�o ao acendimento da chama ol�mpica por uma estrela cujo nome � mantido em segredo, assim como ao grande espet�culo de 27 milh�es de libras (34 milh�es de euros, 42 milh�es de d�lares), concebido por Danny Boyle, diretor do filme vencedor de v�rios pr�mios Oscar "Quem quer ser um Milion�rio".

Um n�mero muito superior ao de dirigentes que acompanharam a cerim�nia de abertura dos Jogos de Pequim, em 2008, e de Atenas, quatro anos antes.

A chanceler alem� Angela Merkel e o primeiro-ministro japon�s Yoshihiko Noda estar�o nas tribunas de honra do est�dio, com capacidade para 80 mil espectadores.

A rainha Elizabeth ser� a respons�vel por dar in�cio aos Jogos, ap�s uma recep��o organizada no Pal�cio de Buckingham em homenagem aos presidentes estrangeiros. O pr�ncipe William, sua esposa Kate, seu irm�o, o pr�ncipe Harry, assim como Charles e Camilla estar�o ao seu lado.

Mas a participa��o da fam�lia real n�o vai parar por a�: William, Kate e Harry, que s�o "embaixadores" da equipe ol�mpica brit�nica, assistir�o depois a uma s�rie de provas, assim como Charles e sua esposa.

A primeira-dama americana, Michelle Obama, vai liderar a delega��o de seu pa�s, diante da prov�vel aus�ncia do presidente Barack Obama.

Mas o candidato republicano � elei��o presidencial americano Mitt Romney, que realiza um giro pelo exterior, estar� presente. E ter� uma boa oportunidade para lembrar sua experi�ncia como organizador dos Jogos Ol�mpicos de inverno de Salt Lake City, em 2002.

A delega��o russa ser� liderada pelo primeiro-ministro Dimitri Medvedev, mas o Kremlin deu a entender que o presidente Vladimir Putin, faixa preta de jud�, poderia ir a Londres ver as competi��es desta modalidade.

O primeiro-ministro franc�s Jean-Marc Ayrault tamb�m estar� na abertura. O presidente Fran�ois Hollande se reunir�, por sua vez, com os atletas franceses no dia 30 de julho.

A lenda do futebol brit�nico David Beckham tamb�m deve aparecer na cerim�nia, apesar de n�o ter sido convocado para a sele��o brit�nica dos Jogos Ol�mpicos, para decep��o de seus seguidores.

Beckham participou ativamente da campanha de candidatura de Londres 2012 e levou de Atenas a chama ol�mpica que atualmente percorre a capital.

Mas as personalidades n�o estar�o apenas no est�dio, porque por toda a cidade est�o previstas festas particulares que fariam inveja em Cannes, segundo o Times.

Entre elas a de Brad Pitt e Angelina Jolie, que ser� realizada na quarta-feira no cen�rio suntuoso do museu Victoria and Albert, em benef�cio de uma associa��o a favor da paz (Sports for Peace).






O ex-boxeador americano Mohammed Ali ser� um dos convidados de honra, e, segundo a imprensa, o pr�ncipe William e Kate tamb�m ir�o, assim como Catherine Zeta Jones, o piloto Lewis Hamilton e os irm�os ucranianos Klitschko, atuais reis do boxe.

No entanto, tamb�m haver� aus�ncias not�veis nestes Jogos Ol�mpicos. O governo brit�nico, aplicando as san��es europeias contra o presidente Bashar al-Assad, n�o concedeu visto a Muwafak Juma, o presidente do comit� ol�mpico s�rio, um general do ex�rcito, pr�ximo ao regime.

Dez atletas levar�o, de qualquer forma, as cores da S�ria, palco de uma repress�o sangrenta h� 16 meses contra a rebeli�o que desafia o regime.

O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, que havia declarado em maio que desejava ir aos Jogos Ol�mpicos, reconheceu que os brit�nicos eram reticentes, e por isso abandonou a ideia.

Por sua vez, o rei da Suazil�ndia, Mswati III, estar� presente, apesar dos protestos que acompanharam a visita do monarca africano durante o Jubileu de Diamante da rainha, ao ser acusado pela oposi��o de seu pa�s de ser um d�spota que enriquece em detrimento de seu povo.

Fonte: afp.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir