Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-07-2012

Confira os pontos mais perigosos para banho nas praias do ES
Bombeiros listam locais onde correnteza e ondas fortes trazem perigo. Crian�a de 9 anos morreu ap�s ser resgatada em praia de Vila Velha.
Confira os pontos mais perigosos para banho nas praias do ES
Foto: g1.globo.com

Em �poca de f�rias escolares, o bom tempo no Esp�rito Santo atrai turistas e fam�lias em geral para as praias e lagoas. Mas o Corpo de Bombeiros alerta para os perigos de ondas fortes e correntezas em alguns trechos. Na �ltima sexta-feira, uma crian�a de 9 anos se afogou, ap�s ser arrastada por uma onda, enquanto brincava na areia com o irm�o, na praia de Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha. Os bombeiros e guarda-vidas chegaram a formar um cord�o humano para o resgate, mas o menino morreu pouco tempo depois.

Segundo o tenente-coronel Samuel Rodrigues Barboza, as crian�as s�o as principais v�timas de afogamento, segundo dados do Minist�rio da Sa�de. "A principal causa de mortes e sequelas, na faixa et�ria de zero a 14 anos, s�o os acidentes n�o intencionais, como afogamento. Isso se deve � displic�ncia dos adultos, que as deixam sozinhas, � curiosidade natural da idade, por n�o saberem nadar e por se apavorarem mais facilmente. Um momento de distra��o pode ser fatal", afirma.

A orienta��o dos bombeiros � que os banhistas procurem ficar perto do salva-vidas e fiquem atentos � sinaliza��o das praias. Como o mar muda diariamente, cabe ao salva-vidas observar as condi��es e sinalizar os trechos mais perigosos.

Em Vila Velha, uma op��o � levar as crian�as para a Curva da Sereia, no final da Praia da Costa, onde o mar � tranquilo e a correnteza n�o puxa para dentro, segundo o secret�rio de Defesa Social do munic�pio, Ledir Porto.

Em Vit�ria, as praias da Ilha do Boi s�o as mais indicadas para as crian�as, segundo os bombeiros. Mas as �guas tranquilas n�o dispensam cuidado. O Corpo de Bombeiros listou os locais que exigem mais aten��o dos banhistas no litoral capixaba. Veja abaixo.

Locais que exigem mais aten��o no litoral capixaba
Vila Velha
Coqueiral de Itaparica - O maior problema s�o as ondas fortes, que podem machucar. Tamb�m possui correntezas de retorno, caminho pelo qual a �gua das ondas volta pelo mar e, dependendo da for�a, pode arrastar uma pessoa. Essas �reas podem ser identificadas mais facilmente. S�o os pontos onde o mar fica mais barrento.

Barra do Jucu - Al�m das ondas fortes, h� o rio, que sempre indica perigo. Quando a correnteza est� muito forte e a �gua vazando, a pessoa pode ser arrastada para as partes mais profundas do mar.

Praia da Costa - Pr�ximo ao local onde ficam os barcos dos pescadores, os banhistas costumam pular na �gua, o h�bito � um perigo, pois existem pedras no fundo e as pessoas podem bater a cabe�a.

Vit�ria
Curva da Jurema - A praia tem buracos, que v�o de 10 a 12 metros de profundidade. Quem cai neles e n�o sabe nadar muito bem acaba se afogando, pois n�o � poss�vel pisar em algo para tomar impulso e sair do lugar.

Praia de Camburi - As ondas s�o fortes em determinadas luas. Al�m disso, h� as correntezas de retorno.

Serra
Jacara�pe - A praia tem ondas fortes e muitos surfistas. Os banhistas devem evitar ficar perto deles, pois as pranchas podem ferir as pessoas. Aten��o tamb�m � correnteza de retorno.

Nova Almeida e Praia Grande (Fund�o) - H� rio perto. Quando a mar� est� vazando e a correnteza est� muito forte, h� perigo de o banhista ser levado pela correnteza.

Guarapari
Praia da Areia Preta - � funda. E depois de aproximadamente tr�s metros da areia, em alguns pontos, quem n�o sabe nadar n�o encontra o ch�o e acaba se afogando.

S�o Mateus
Guriri - Caracterizada por ondas fortes e correntes de retorno, que podem sugar as pessoas para o fundo.

Linhares
Lagoa Juparan� - A ordem � s� freq�entar as praias com salva-vidas e s� entrar na �gua nas �reas demarcadas, que s�o pr�prias para os banhistas. Fora delas, o risco s�o as embarca��es. As �guas calmas escondem riscos.

Reg�ncia e Povoa��o - � onde des�gua o Rio Doce. A corrente � forte e pode levar o banhista para o fundo.

Pontal do Ipiranga e Rio Uru�uaquara - O cuidado deve ser redobrado perto da foz do rio, pois a correnteza pode levar os banhistas para o fundo do mar.

Aracruz
Barra do Sahy - O cuidado deve ser redobrado perto da foz do rio, pois a correnteza pode levar os banhistas para o fundo do mar.

Anchieta
Castelhanos - Perigo em se aventurar nas pedras. H� o risco de escoria��es, cortes e quedas, que podem ser fatais.

Itapemirim
Rio Itapemirim - H� buracos e correntezas intensas em alguns pontos, que costumam fazer v�timas.

Marata�zes
Praia da Cruz - H� ondas e as chamadas correntezas de retorno, por onde as �guas voltam para o mar e puxam os banhistas para o fundo.

Praia da Barra - Dois metros depois da linha da �gua come�a a ficar fundo e os desavisados podem ter problemas.

Presidente Kennedy
O cuidado deve ser redobrado perto da foz do rio, pois a correnteza pode levar os banhistas para o fundo do mar.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir