Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 26-07-2012

Hidrelétrica na China tem a potência de 15 reatores nucleares
Último dos 32 geradores da Represa de Três Gargantas foi ativado na terça. Barragem no rio mais longo da Ásia registrou maior fluxo do ano após cheia.
Hidrelétrica na China tem a potência de 15 reatores nucleares
Foto: g1.globo.com

O último dos 32 geradores da hidrelétrica mais poderosa do mundo, inaugurada no centro da China, começou a funcionar esta semana. A gigante e controversa Represa de Três Gargantas, construída no Rio Yangtzé – o mais longo da Ásia, com 6.300 km –, jorra água capaz de gerar 22.500 megawatts, a mesma potência de 15 reatores nucleares.

Por causa das recentes cheias em Pequim, que provocaram perdas significativas e pelo menos cem mortos, a barragem atingiu o maior fluxo do ano. A obra no chamado "Rio Azul", que fica na província de Hubei, tem exatamente o objetivo de reduzir o risco de enchentes na estação das chuvas e armazenar e distribuir água nos períodos de seca, além de suprir a demanda de energia.

A hidrelétrica tem sete vertedouros, por onde passaram na terça-feira (24) 70 mil metros cúbicos de água por segundo, que foram armazenados no reservatório da represa. A meta é reduzir o impacto sobre o curso inferior do rio e guardar no dia a dia pelo menos 26 mil metros cúbicos de água por segundo. Agora, o fluxo de água na saída da barragem está em 43 mil metros cúbicos por segundo.

O projeto da barragem começou em 1993 e a obra entrou em operação em 2003, a um custo de R$ 45,5 bilhões. A construção forçou a mudança de 1,4 milhão de pessoas, razão pela qual tem sido criticada por muitos moradores e especialistas. Em maio do ano passado, Pequim admitiu que a hidrelétrica havia causado uma série de problemas.

Segundo os críticos, o peso do reservatório poderia alterar a geologia central da China, expulsar milhões de habitantes, contaminar a água ao conter a poluição e prejudicar a bacia do Yangtzé, que é atravessada por várias falhas geológicas.


Meta da barragem é reduzir o risco de enchentes e armazenar água no período de seca



Segundo os críticos, peso do reservatório pode afetar a geologia do centro da China



Projeto começou em 2003, custou R$ 45,5 bi e forçou 1,4 milhão de pessoas a saírem




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir