Categoria Economia  Noticia Atualizada em 26-07-2012

Premiê britânico aposta na Olimpíada para recuperar economia
Cameron pediu a líderes de negócios de todo o mundo que invistam no país. Nesta quarta, dados mostraram que economia recuou mais que o esperado.
Premiê britânico aposta na Olimpíada para recuperar economia
Foto: g1.globo.com

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, incentivou os líderes de negócios de todo o mundo reunidos em Londres nesta quinta-feira (26), véspera da Olimpíada, a investir na Grã-Bretanha, um dia após dados mostrarem que a economia está pior do que anteriormente se previa.

Cameron sofre pressão para mudar a sorte da Grã-Bretanha, e os dados da quarta-feira mostraram que a economia encolheu muito mais do que o esperado no segundo trimestre, assolada por fatores que vão de um feriado adicional à crise na zona do euro.

Falando em uma cúpula de comércio e investimento concebida para usar os Jogos de 27 de julho a 12 de agosto como incentivo aos negócios, Cameron reiterou seu compromisso em cortar o déficit orçamentário e recolocar nos trilhos a economia combalida pela recessão.

"Sim, quero medalhas para a Grã-Bretanha. E não haverá apoiador mais apaixonado da delegação britânica do que eu. Mas tenho um trabalho a fazer neste verão (no hemisfério norte), e uma grande parte dele é apoiar os negócios britânicos", declarou.

Cameron tentou evitar os pedidos para alterar o plano de austeridade de sete anos de seu governo após os dados de quarta-feira, e garantiu aos dignitários reunidos que a redução do déficit continua no topo de sua agenda.

"Tomamos decisões ousadas para tratar de nossas finanças públicas e ganhar a credibilidade dos mercados, e minha mensagem hoje é clara e inequívoca. Não tenham dúvida: vamos seguir em frente e terminar o trabalho", acrescentou.

Ele ainda reafirmou seu compromisso de melhorar a regulação do setor bancário britânico, cuja reputação foi abalada por um escândalo de manipulação de taxas de empréstimo nas últimas semanas.

Os delegados na cúpula de comércio e investimento, a primeira de 17 planejadas para coincidor com a Olimpíada, incluem a diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, e líderes de multinacionais, como Eric Schmidt, CEO do Google, e Vittorio Colao, executivo-chefe da Vodafone.

A Grã-Bretanha espera selar acordos de 1 bilhão de libras (cerca de US$ 1,5 bilhão) com negócios que capitalizarão os Jogos.

O governo também anseia em aplacar os críticos da Olimpíada que dizem que o evento é caro demais em um momento de finanças públicas sob estresse, ressaltando as oportunidades de negócio da ocasião e do uso dos locais de competição após o final do evento.

Autoridades britânicas dizem que os Jogos custarão 9,3 bilhões de libras (US$ 14,5 bilhões), e Cameron e outros dizem que, apesar do evento, um plano de austeridade fiscal é essencial para a Grã-Bretanha manter a confiança dos mercados e manter o custo de seus empréstimos baixo.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir