Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 27-07-2012

Cratera em deserto do Turcomenistão pega fogo há mais de 40 anos
Com 70 m de diâmetro, buraco fica na vila de Derweze, ao norte da capital. Soviéticos iniciaram "incêndio" em 1971, ao tentarem explorar gás natural.
Cratera em deserto do Turcomenistão pega fogo há mais de 40 anos
Foto: g1.globo.com

Uma cratera gigante no meio do deserto de Karakum, no Turcomenistão, país da Ásia Central, pega fogo há mais de 40 anos e tem sido chamada por seus 350 habitantes de "Porta para o inferno".

Com 70 metros de diâmetro, o buraco fica na vila de Derweze, a leste do Mar Cáspio e 260 quilômetros ao norte da capital Achkhabad.

À primeira vista, o local em chamas parece uma cena de filme de ficção científica, como descreve o jornal britânico "Daily Mail". O brilho da cratera pode ser visto por vários quilômetros ao redor da aldeia.

A área tem uma quantidade significativa de petróleo e gás natural. E o "incêndio" começou quando geólogos da ex-União Soviética perfuravam a região, em 1971, para obter gás. O chão sob a plataforma cedeu e abriu o buraco.

Temendo que pudessem ser liberados gases tóxicos, a equipe decidiu pôr fogo no lugar. Esperava-se que as chamas usassem todo o combustível em alguns dias, mas o processo tem demorado muito mais. Enquanto isso, visitantes viajam até lá para conferir o fenômeno de perto.

Em abril de 2010, o presidente do país, Gurbanguly Berdimuhamedow, visitou a "Porta para o inferno" e ordenou que o local seja fechado.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir