Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-07-2012

Violência força Cruz Vermelha a retirar parte da equipe da Síria
Funcionários foram levados a Beirute, no Líbano. Só funcionários "essenciais" permanecem em Damasco.
Violência força Cruz Vermelha a retirar parte da equipe da Síria
Foto: g1.globo.com

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) está retirando alguns de seus funcionários estrangeiros da Síria por causa da deterioração das condições de segurança no país e levando-os temporariamente para Beirute, informou um porta-voz nesta sexta-feira (27).

"Uma situação instável e em processo de deterioração em várias partes do país levou o CICV a realocar temporariamente parte de seu pessoal para fora da Síria", disse à Reuters o porta-voz Hicham Hassan, em Genebra.

"Um grupo essencial de estrangeiros e sírios continuará trabalhando em Damasco."

O Crescente Vermelho Árabe Sírio suspendeu algumas de suas operações de ajuda na cidade de Aleppo, principalmente o envio de ambulância e as ações de primeiros socorros realizadas por voluntários, acrescentou o porta-voz.

A Síria sofre com a rebelião contra o governo do contestado presidente Bashar al Assad, iniciada em março de 2011, e que já custou mais de 19 mil mortes, a maioria de civis, segundo a oposição, e jogou o país em uma crise humanitária.

O governo afirma que combate "terroristas" que tentam desestabilizar o país.

Iniciativas do Conselho de Segurança da ONU para tentar deter a violência são barradas por Rússia e China, aliadas de Assad.


Foto divulgada nesta sexta-feira (27) pela oposição síria mostra estragos provocados por bombardeios em Juret al-Shayah, distrito de Homs




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir