Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-07-2012

Queda de marquise na Tijuca foi por excesso de peso, diz síndico
Síndico diz que marquise não era reformada há muitos anos. Modernização de fachada de loja não influiu no acidente.
Queda de marquise na Tijuca foi por excesso de peso, diz síndico
Foto: g1.globo.com

Excesso de peso na laje, com a superposição de lajes e mantas de impermeabilização e até mesmo infiltrações provocaram a queda da marquise do Edifício Gonden Place, na Rua Conde de Bonfim, Tijuca, na Zona Norte do Rio, no final da noite de quinta-feira (26).

Segundo avaliações de um engenheiro da Secretaria de Urbanismo que esteve no local passadas ao síndico do edifício, nesta sexta-feira (27), a modernização da fachada da loja de móveis que funciona no térreo do prédio não teve influência no acidente. O engenheiro informou que a loja trocou o letreiro luminoso.

"Ele disse que caberia ao prédio providenciar a manutenção", disse o síndico Claudionor Arnaldo dos Santos.

Como não houve vítimas e não há risco para os 118 apartamentos do prédio de 11 andares - incluindo a loja no térreo - não há necessidade de registrar o caso em delegacia. Fiscais do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio (Crea-RJ) também vistoriaram o local, na manhã desta sexta-feira. E como não há risco para a estrutura do edifício e não foi constatada a existência de nenhuma obra por parte da loja que tenha contribuído para a queda da marquise, os fiscais farão apenas um relatório sobre o caso.

Retirada de escombros

Embora seja da responsabilidade do prédio remover os escombros da marquise que tinha 23 metros de comprimento, o engenheiro da Secretaria de Urbanismo ia tentar agilizar a operação, já que a prefeitura dispõe de equipamentos que podem facilitar a remoção do material e que se trata de uma ação emergencial. Ele comentou com o síndico que como a marquise ficava na área pertencente ao prédio e não sobre logradouro público, a fiscalização por parte da prefeitura não é obrigatória.

Segundo o síndico do edifício, a marquise do prédio - que já pertenceu a uma empresa de saúde privada - não passa por uma reforma há muitos anos. Ele mora há 18 anos no local e contou que o edifício ficou 16 anos em obra e só conseguiu o Habite-se em 1990.

A prefeitura informou que desde 2007, quando se criou uma lei para regulamentar as marquises na cidade, mais de três mil marquises foram demolidas no Rio. A Secretaria de Urbanismo já realizou neste período cerca de 15 mil vistorias em marquises que estão sobre logradouro público no Rio.

Susto

A queda da marquise dassustou os moradores. "Me apavorei pelo barulho", disse Manoel Dias. A via chegou a ter duas faixas interditada, mas foi liberada em seguida. A calçada segue isolada. A queda aconteceu por volta de 23h30. De acordo com os moradores, o horário é de pouco movimento na região.

Manoel contou que se preparava para dormir quando escutou o estrondo. No momento, chegou a achar que fosse um acidente de trânsito. "Uma fumaceira danada. Imaginei que tivesse algum carro batido e entrado no prédio, mas, quando olhei, vi que a marquise tinha caído", disse.

A câmera de monitoramento do prédio registrou o momento do acidente, mas as imagens não foram liberadas.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir