Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 27-07-2012

Orquídea "supermini" é destaque na Exploflora 2012 em Holambra, SP
Espécie nova de orquídea tem flores de apenas 4 centímetros. Exposição de plantas será realizada de 30 de agosto e 23 de setembro.
Orquídea
Foto: g1.globo.com

A edição 2012 da Expoflora, exposição de plantas e flores ornamentais que será realizada de 30 de agosto e 23 de setembro em Holambra (SP), terá como destaque órquideas de todos os tamanhos, entre eles o "supermini", do gênero phalaenopsis, popular em países europeus e asiáticos. A phalaenopsis comum mede entre 45 e 60 cm e a "supermini", no máximo 15 cm. Já as flores, variam de 9 a 13 centímetros em uma órquidea normal, enquanto as pétalas de uma supermini chegam a no máximo 4 centímetros. Cultivadas em estufas climatizadas durante todo o ano, as flores são recomendadas para decoração de interiores, colocadas em estantes, aparadores, mesas, e até mesmo nas pias, de acordo com seus tamanhos. As plantas dos tipos normal, midi e mini são produzidas em diversas cores e florescem em média duas vezes por ano, já as do tipo "supermini", vêm apenas em tons de rosa.

Após a floração, as plantas podem ser transplantadas para jardins ou árvores. As orquídeas "midis", "minis" e "superminis" também são encontradas em vasos biodegradáveis que se decompõem ao longo dos meses. As plantas sobrevivem por aproximadamente cinco anos.

Mercado

O segmento de flores e plantas ornamentais movimentou R$ 4,3 milhões em 2011, registrando crescimento de 13% em relação ao ano anterior. A previsão é fechar 2012 com um índice de crescimento de 12%, segundo dados do Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor). O incremento no desenvolvimento de novas variedades e na produção de flores e plantas ornamentais mais bonitas e duráveis, são apontados como fatores de incentivo ao aumento do consumo. A instalação de novos condomínios comerciais e habitacionais, com mais praças e jardins, também contribuem para o aumento registrado pelo segmento.


Promoção

O concurso "Um Amor de Jardim", iniciativa promovida pela EPTV em parceria com a Expoflora, irá oferecer flores e plantas para os quatro ganhadores que apresentarem os melhores projetos de paisagismo realizarem os planos. Serão selecionados um jardim de apartamento, um jardim de inverno, um jardim de quintal e um jardim da frente. As inscrições começam nesta sexta-feira (27) e vão até o dia 11 de agosto, através do Via EPTV.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir