Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-07-2012

Apagão deixa mais de 300 milhões sem eletricidade no norte da Índia
Autoridades trabalham com prioridade nos serviços de hospitais. É um dos piores apagões a atingir o país em mais de uma década.
Apagão deixa mais de 300 milhões sem eletricidade no norte da Índia
Foto: g1.globo.com

Uma falha na rede em Nova Délhi e em grande parte do norte da Índia deixou mais de 300 milhões de pessoas sem eletricidade nesta segunda-feira (30) em um dos piores apagões a atingir o país em mais de uma década. Até as 3h (horário de Brasília), 60% do sistema foi restabelecido, e o metrô já funciona, segundo a "NDTV".

As luzes em Delhi e em sete estados apagaram aproximadamente às 2h locais (18h de domingo no horário de Brasília) e não haviam sido restauradas até a hora do rush matinal, deixando os trabalhadores sufocados de calor da capital durante a noite, e então retidos nas estações do Metrô, que foram cancelados.

Os apagões são freqüentes na maior parte do país, incluindo em grandes cidades.

Prioridade
Autoridades trabalham com prioridade no restabelecimento dos serviços de hospitais e no sistemas de transporte. No meio da manhã a eletricidade tinha voltado a partes de Deli e Uttar Pradesh, um estado com mais pessoas do que no Brasil. Rajasthan, Punjab e Jammu e Caxemira também foram atingidos.

"Vamos descobrir a causa e assegurar que esse tipo de coisa seja evitada no futuro," disse Ram Nayak, chefe da corporação estatal de energia da Índia.

De acordo com o "Hindustan Times", as autoridades afirmam que a eletricidade deve voltar completamente só no fim da tarde, no horário local.

Funcionários do aeroporto internacional de Nova Délhi disseram que voos não foram afetados.

Déficit
A Índia tem um déficit de potência na hora do pico de cerca de 12%, desacelerando a economia. A Empresa privada de Delhi, BSES, disse que o norte da Índia sofreu uma interrupção com a mesma intensidade em 2001.Cerca de 40% dos indianos, ou 500 milhões de pessoas, sofrem com a falta de electricidade. Atrasos na abertura de novas usinas e de minas de carvão, entre outras coisas, têm impedido o aumento da capacidade.


Indianos esperam volta do metrô na manhã desta segunda-feira (30, horário local), antes de o serviço ser restabelecido




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir