Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 01-08-2012

Federação expulsa atletas que fizeram "corpo mole" em partida de badminton
A Federação Internacional de Badminton decidiu nesta quarta-feira excluir dos Jogos Olímpicos de Londres as quatro duplas femininas que jogaram para perder na última rodada da fase de grupos, na terça-feira.
Federação expulsa atletas que fizeram
Foto: paraiba.com.br

Estão fora das Olimpíadas as chinesas Wang Xiaoli e Yu Yang, as indonésias Greysia Polii e Meiliana Jauhari, e as sul-coreanas Jung Kyung-eun, Kim Ha-na, Ha Jung-eun e Kim Min Jung.

A decisão da entidade recebeu elogios do vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional, Craig Reedie, que já foi presidente da Federação Internacional de Badminton.

- Se você tira o elemento competitivo do esporte, ele fica sem sentido. Você não pode permitir esse time de comportamento sem tomar uma ação firme. A federação acertou - disse.

As duas partidas que envolveram as duplas excluídas provocaram grande polêmica na terça-feira. Depois de sequências de saques no meio da rede e erros bizarros, os torcedores passaram a vaiar as duplas, e os jogos chegaram a ser interrompidos pelos árbitros, que pediram seriedade e ameaçaram desqualificar as atletas, mas nem assim foram atendidos.

As duplas tentaram entregar seus jogos na última fase de grupos porque já estavam classificadas às quartas de final e queriam evitar um confronto mais difícil. Mas, com dois times querendo entregar no mesmo jogo, criou-se um constrangimento de repercussão mundial. O presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Londres, Sebastian Coe, criticou as atletas.

- Foi inaceitável e deprimente. Quem quer ver um jogo assim? - disse.

Na manhã desta quarta, a Federação Internacional de Badminton decidiu abrir uma investigação contra as atletas, por "não se esforçar para ganhar um jogo". Horas depois, decidiu-se pela exclusão.

Fonte: paraiba.com.br
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir