Categoria Policia  Noticia Atualizada em 01-08-2012

Conselho diz ter relatos de supostos sequestros feitos por policiais de UPP
Segundo conselho de direitos humanos, s�o tr�s casos no Alem�o. Assessoria da UPP diz que s� se manifesta ap�s formaliza��o da den�ncia.
Conselho diz ter relatos de supostos sequestros feitos por policiais de UPP
Foto: g1.globo.com

Um novo caso de abuso policial est� sendo apurado pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Rio de Janeiro (CEDDH-RJ). O conselho foi informado por moradores do Conjunto de Favelas do Alem�o, na Zona Norte do Rio, sobre sequestros realizados por homens da Unidade de Pol�cia Pacificadora da Fazendinha e que, segundo relato de um morador, pode ter tido o envolvimento do comando local da UPP. Nos �ltimos dias, tr�s sequestros teriam ocorrido na comunidade, sendo o �ltimo nesta segunda-feira (30).

O CEDDH-RJ, vinculado � Secretaria Estadual de Assist�ncia Social e Direitos Humanos (SASDH), j� tinha encaminhado nesta ter�a-feira (31) � Secretaria de Seguran�a documento com outros 13 relatos de abuso policial, 11 deles em �reas pacificadas. Nesse relat�rio, n�o est�o inclu�dos os tr�s casos do Alem�o porque, at� agora, n�o houve den�ncia formalizada. "Tivemos relatos detalhados de todos os casos, mas as v�timas t�m muito medo de morrer", afirmou a conselheira M�rcia Honorato.

Segundo o conselho, o caso mais recente � o de um rapaz de 28 anos que diz ter sido sequestrado. Ele tem antecedentes criminais por roubo, cumpriu pena e agora est� em liberdade. Ele contou ao G1 que foi levado por policiais da UPP por volta das 14h, com pedido de R$ 10 mil de resgate. O jovem teria sido libertado ap�s amigos conseguirem R$ 7 mil. O restante teria sido completado com um aparelho de som.

Segundo ele, os policiais o levaram at� o alto do morro e o amea�aram. "Eles me mostraram um caderno de anota��o do tr�fico e disseram que era meu. Mas a grafia n�o � minha", afirmou o jovem, que disse ter pago o resgate por medo de morrer. "Agora quero recuperar o dinheiro e pagar os meus amigos, para n�o ficar devendo a ningu�m", declarou.

Conselho acompanha desfecho

Dois integrantes do CEDDH-RJ e um da ONG Rede Contra a Viol�ncia estiveram nesta segunda no Alem�o acompanhando o desfecho do caso. Agora, preparam um relat�rio para encaminhar � Secretaria de Seguran�a.

O CEDDH-RJ afirma que nos �ltimos dias ainda houve dois outros sequestros no local: um envolvendo um traficante e outro em que a v�tima foi o tio de um integrante do tr�fico. Em ambos os casos o resgate teria sido pago aos policiais da UPP.

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos do Rio � formado por representantes do Poder P�blico, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Poder Legislativo e da sociedade civil organizada. Seus membros s�o eleitos por um per�odo de dois anos.

O que diz o comando da UPP

A assessoria da comando da UPP informou ao G1 que s� vai se pronunciar depois de receber formalmente a den�ncia. A assessoria acrescentou que n�o pode responder com base no relato da imprensa.

O Alem�o foi ocupado por for�as de pacifica��o desde o fim de 2010. As duas primeiras UPPs inauguradas foram as da Fazendinha e de Nova Bras�lia, em abril de 2012. A PM j� substituiu o Ex�rcito e hoje ocupa todo o conjunto de favelas.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir