Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-08-2012

Estudo diz que 1,5 milhão de pessoas usam maconha diariamente no país
Unifesp divulgou primeiro levantamento detalhado sobre uso da droga. Cerca de 8 milhões de brasileiros disseram já ter utilizado maconha.
Estudo diz que 1,5 milhão de pessoas usam maconha diariamente no país
Foto: g1.globo.com

Cerca de 1,5 milhão de adolescentes e adultos consomem maconha diariamente no Brasil, aponta o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) realizado por pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Ainda segundo o estudo, divulgado nesta quarta-feira (1), em São Paulo, mais de 3 milhões de pessoas adultas, com idade entre 18 e 59 anos, utilizaram maconha no último ano e cerca de 8 mihões de adultos (7% da população) já experimentaram maconha alguma vez -- 62% deste total tiveram o primeiro contato com a droga antes dos 18 anos.

Quanto aos adolescentes, 470 mil usaram maconha no último ano e 600 mil dizem já ter experimentado a droga alguma vez.

Segundo a Unifesp, os dados fazem parte do primeira amostragem probabilística sobre o consumo da droga no Brasil. Foram ouvidas 4.607 pessoas, com idade mínima de 14 anos, entre janeiro e março deste ano em 149 municípios de todos os estados do país.

Cem entrevistadores visitaram desde moradias em favelas a condomínios fechados pelo país e entregaram um questionário com 800 perguntas a voluntários, que respondiam e entregavam o documento lacrado, mantendo o anonimato.

As perguntas, segundo os pesquisadores da Unifesp, seguiram metodologias internacionais e abordavam temas como o consumo de álcool, tabaco e drogas ilícitas.

Legalização

Sobre a legalização da maconha no Brasil, 75% dos entrevistados são contrários à proposta; 11% apoiam,14% não se manifestaram a respeito ou não souberam responder.

De acordo com psiquiatra Ronaldo Laranjeiras, professor da Unifesp e um dos organizadores do estudo, o questionário está mais próximo de ser um plebiscito sobre a proposta de descriminalizar o consumo da maconha no país. Ele afirma que a maior preocupação do estudo foi detectar uma maior quantidade de adolescentes como usuários da droga.

"Há quase 600 mil adolescentes usando maconha regularmente. Isso dá uma visão do tamanho do problema (...) e há um impacto do ponto de vista de saúde pública, desemprego e suicídio", explica.

Ele comentou ainda que desde 2006, com a criação da lei das drogas, é possível que tenha ocorrido um aumento do consumo de maconha. Para ele houve uma "frouxidão legislativa" com a mudança da lei, que alterou a figura do usuário de drogas impedindo a pena de prisão com novas sanções alternativas.

"O mais provável é que tenha havido um aumento do consumo de maconha no período, após a frouxidão legislativa. Os países com menor consumo de maconha, como Suécia e Japão, têm mais rigor e restrições. A solução não é colocar os usuários na prisão, mas nesses lugares há uma certa intolerância com o consumo. Ou vamos para esse caminho ou liberamos e aumentamos o consumo. Será que a minoria vai determinar e pautar o que a gente quer como sociedade?", disse.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir