Categoria Politica  Noticia Atualizada em 02-08-2012

CPI da Delta confirma depoimento de Cachoeira para próximo dia 8, em GO
"Não descarto a possibilidade dele falar", diz presidente da comissão. Anúncio foi feito durante retomada dos trabalhos da CPI, nesta quarta.
CPI da Delta confirma depoimento de Cachoeira para próximo dia 8, em GO
Foto: g1.globo.com

O contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, é esperado na próxima quarta-feira (8) na CPI da Delta, em Goiás. O anúncio foi feito na retomada dos trabalhos da comissão, nesta quarta-feira, na Assembleia Legislativa, em Goiânia.

A CPI da Delta requisitou a liberação de Cachoeira, preso no Complexo Prisional da Papuda, em Brasília. De acordo com o presidente da comissão, Helio de Sousa (DEM), a Justiça Federal de Goiás e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal atenderam a solicitação.

Em entrevista, o presidente da comissão, Helio de Sousa (DEM), se mostrou otimista em relação ao depoimento. "Não descarto a possibilidade dele responder algumas perguntas", disse. Segundo o democrata, Cachoeira afirmou anteriormente que falaria em um momento oportuno. "Ele já ficou em silêncio na CPMI, então acredito que esse seja um momento oportuno", explicou.

O depoimento de Cachoeira mudou a rotina dos trabalhos da comissão. Diferente das demais sessões da CPI, que começam às 8h, a do dia 8 está marcada para as 11h. O contraventor será o único depoente do dia. Normalmente os parlamentares colhem de três a cinco depoimentos.

Polêmica
A convocação de Cachoeira chegou a ser recusada pelos parlamentares goianos, por 3 votos a dois, no início de julho. A votação teve uma repercussão negativa na imprensa e, uma semana depois, um novo requerimento foi apresentado a aprovado pelos membros da comissão.

A CPI da Delta foi instalada na Assembleia Legislativa de Goiás para apurar o suposto envolvimento de autoridades e políticos goianos com a contravenção, o crime organizado e com as empresas Delta e Gerplan. Empresa de Carlos Cachoeira, a Gerplan ganhou uma licitação em 1996 para gerir os jogos da Loteria Estadual de Goiás.

Polícia Federal
A assessoria da Polícia Federal, no entanto, informou que os preparativos para a vinda de Cachoeira ainda não estão acertados. Até a noite desta quarta, a PF só tinha conhecimento da liberação por parte do juiz federal Alderico Rocha Santos, responsável pelo processo da Operação Monte Carlo. Faltava ainda receber o despacho da Justiça do Distrito Federal referente à Operação Saint-Michel, pela qual o contraventor também está preso.

Desdobramento da Operação Monte Carlo, a Saint-Michel suposta tentativa de fraude no sistema de bilhetagem do transporte público do Distrito Federal. A primeira audiência judicial do processo, iniciada nesta quarta-feira, foi suspensa após pedido de vista do Ministério Público do DF. Uma nova audiência foi marcada para o próximo dia 29 de agosto

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir