Categoria Economia  Noticia Atualizada em 02-08-2012

Premiê do Egito diz que economia e segurança são prioridades
Hisham Qandil apresentou sua equipe ministerial nesta quinta. Reunião para examinar medidas a serem adotadas acontecerá no sábado.
Premiê do Egito diz que economia e segurança são prioridades
Foto: g1.globo.com

A crise econômica e a luta contra a degradação da segurança serão as prioridades do novo governo egípcio, declarou nesta quinta-feira (2) o primeiro-ministro Hisham Qandil, ao apresentar sua equipe ministerial.

"Estes dois expedientes estão em primeiro lugar em nossas prioridades", disse, acrescentando que, depois de sábado, fará uma reunião para examinar as medidas que serão adotadas.

Em 24 de julho, Qandil, ministro da Irrigação no atual governo, foi encarregado pelo presidente islamita Mohamed Mursi, eleito em junho, de formar a nova equipe governamental.

Qandil afirmou ainda que sua equipe foi eleita com base na competência e não na afiliação política. "Somos o governo do povo. Não representamos essa ou aquela corrente", assegurou.

Mais de um mês depois da posse do presidente islamita Mohamed Mursi, Qandil nomeou na quarta-feira os membros de seu governo, entre eles vários ministros do antigo governo.

Sinal da forte influência do Exército, o marechal Hussein Tantawi, chefe do Conselho Supremo das Forças Armadas (CSFA) e atual ministro da Defesa, manterá seu posto, depois de permanecer por vinte anos no cargo de ministro da Defesa durante o regime de Hosni Mubarak, além de manter esta pasta após a queda do regime, em fevereiro de 2011.

Como chefe do CSFA, assumiu a liderança do país após a renúncia de Mubarak pela pressão das ruas, e manteve-se nesta função até a posse de Mursi, em junho.

Os ministros das Finanças, Momtaz Al-Saeed, e das Relações Exteriores, Mohammed Kamel Amr, também mantiveram suas pastas, de acordo com a emissora Nilo News, que não forneceu a lista completa do novo governo.

O ministério do Interior, antes dirigido por Mohammed Ibrahim, passou para Ahmed Gamaleddine, um dos vice-ministros do Interior e ex-diretor de segurança do município de Assiut, ao sul do Cairo.

O ministério da Educação voltou para Mostafa Mossaad e o de Habitação para Tarek Wafik, duas figuras do partido político da Irmandade Muçulmana, o Partido para a Liberdade e Justiça, informou o PLJ.

O presidente Mursi presidirá a primeira reunião do novo governo nesta quinta-feira, após a tomada de posse dos ministros.

Qandil era ministro da Irrigação no gabinete do primeiro-ministro Kamal al-Ganzouri, nomeado no ano passado pelos militares e, atualmente, encarregado de expedir documentos gerais.

O novo primeiro-ministro, engenheiro formado na Universidade do Cairo e doutor pela Universidade da Carolina do Norte, ocupou altos cargos na administração egípcia, particularmente no âmbito do ministério da Irrigação.

Qandil, encarregado no dia 24 de julho por Mursi para formar o novo gabinete, assegurou que seu governo seria composto por tecnocratas e que a escolha de seus ministros "não seria baseada na orientação" política, mas sim na competência.

Pouco conhecido fora dos círculos políticos, Qandil se apresenta como um homem religioso, declarou à jornalistas após a sua nomeação para o ministério da Irrigação que deixou sua barba crescer, "de acordo com a Sunnah" (a tradição de Maomé).

O primeiro-ministro designado, recentemente "exortou todas as forças políticas e o povo do Egito para nos apoiar nessa difícil missão". "Devemos fazer todos os esforços para alcançar os objetivos da revolução", afirmou.

O Egito, país mais populoso do mundo árabe com mais de 80 milhões de habitantes, vive desde a queda de Mubarak uma grave crise, marcada por um declínio do turismo, um colapso dos investimentos estrangeiros e um agravamento do déficit orçamentário.

Mursi, o primeiro presidente egípcio a não ser do Exército desde 1952, assumiu o cargo em 30 de junho. Os militares, que lhe devolveram o poder Executivo herdado de Mubarak, mantém, no entanto, o poder Legislativo, após a dissolução da Assembleia, em junho.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir