Categoria Politica  Noticia Atualizada em 03-08-2012

Advogado de Jefferson diz que ainda vai tentar incluir Lula no mensalão
Névoa densa envolveu arranha-céus e deixou a paisagem cinza. Alto índice de poluição é registrado pelo terceiro dia consecutivo.
Advogado de Jefferson diz que ainda vai tentar incluir Lula no mensalão
Foto: g1.globo.com

Após a primeira sessão do julgamento do mensalão nesta quinta-feira (2), o advogado do ex-deputado Roberto Jefferson, Luiz Francisco Corrêa Barbosa, disse ver uma brecha para retomar questões já rejeitadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), como a inclusão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como réu.

O assunto poderia ser levantado por uma nova questão de ordem, a exemplo do que ocorreu no início do julgamento, com um questionamento sobre a competência do STF para julgar réus sem foro privilegiado. A questão, proposta pelo advogado Márcio Thomaz Bastos, foi aceita pelo ministro Ricardo Lewandowski, mas rejeitada por 9 votos a 2 após três horas e meia de discussão.

Barbosa considerou que o ato de Lewandowski abre "precedente para que várias outras coisas que já foram apreciadas voltem". O advogado tentou incluir Lula como réu ao menos duas vezes. "Daí, vem a metáfora: como que manda processar os empregados e deixa os patrões de fora?", questionou Barbosa. Ele pretende questionar no plenário a ausência do ex-presidente.

Para o advogado de Jefferson, a Procuradoria-Geral da República diz que o governo foi beneficiado com o esquema e que Lula representava o governo. De acordo com Barbosa, não houve contradição entre sua posição e a de Jefferson que, em entrevista ao jornal "Folha de S.Paulo", disse que Lula não teve participação do esquema. "Não tem nenhuma contradição. Lula representava o governo", disse.

Mensagens
Delator do mensalão, Jefferson passou o primeiro dia de julgamento sobre o caso internado no Hospital Samaritano, em Bota Fogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele foi diagnosticado com um tumor maligno no pâncreas e obteve licença médica para assistir ao julgamento do leito.

Barbosa disse que, como Jefferson não pode falar muito ao telefone, por conta do tratamento contra o câncer, eles trocam muitas mensagens. Ainda nesta quarta, véspera do julgamento, mandou uma mensagem para o defensor, após os exames.

"A biópsia deu carcinoma em primeiro grau, 90% de chances de cura. Mais uma luta que lutaremos", escreveu Jefferson. "Não nos entreguemos, a notícia é boa, logo comeremos um assado gaúcho", respondeu Barbosa. "Um vinho eu escolho e você paga", treplicou Jefferson.


Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir