Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-08-2012

Audiência do caso Sanasa é adiada após pedido de ex-primeira-dama
Rosely Santos é acusada pelo MP de fraudes em contratos públicos.Defesa quer que testemunhas de Luiz de Aquino sejam ouvidas antes.
Audiência do caso Sanasa é adiada após pedido de ex-primeira-dama
Foto: g1.globo.com

O juiz da 3ª Vara Criminal de Campinas (SP), Nelson Augusto Bernardes, adiou para o dia 10 de agosto a audiência que daria início aos depoimentos das testemunhas de defesa dos reús do Sanasa, marcada para esta sexta-feira (3) na Cidade Judiciária, em Campinas. No ano passado, o Ministério Público (MP) acusou 22 pessoas de participação em um esquema de fraudes em contratos públicos da empresa responsável pelo tratamento de água e esgoto na cidade.

O pedido de adiamento foi feito pelo advogado de defesa da ex-primeira-dama da cidade Rosely Nassim Santos, Eduardo Carnelós. Logo no início dos trabalhos, o defensor alegou as testemunha de defesa do ex-presidente da Sanasa Luiz de Aquino deveriam ser ouvidas antes, já que ele usou do benefício da delação premiada para não ser preso durante as investigações do MP. Eduardo Carnelós alegou que Aquino está no "papel de acusador", e que por isso as testemunhas dele deveriam prestar depoimento antes.

Antes de aceitar o pedido da defesa de Rosely Santos, o juiz chegou a questionar o motivo da demora pela solicitação. O advogado justificou que estava viajando e que, por isso, precisou pedir o adiamento somente na audiência desta sexta-feira, quando eram esperados os relatos de 23 pessoas, testemunhas de defesa arroladas por Rosely Nassim Santos, pelo prefeito cassado de Campinas Demétrio Vilagra, do ex-secretário de Segurança Carlos Henrique Pinto, pelo promotor de eventos Ivan Goretti, pelos empresários Gabriel Gutierrez, Luiz Arnaldo Pereira Maier, Alfredo Ferreira Antunes e Augusto Ribeiro Antunes.

De acordo com o juiz Nelson Augusto Bernardes, as testemunhas indicadas por Luiz de Aquino serão ouvidas na tarde do dia 10 de agosto. Depois disso, as testemunhas arroladas para esta sexta-feira pelos réus devem prestar depoimento. A audiência está marcada para às 13h30.

Caso Sanasa

O caso Sanasa veio à tona em maio de 2011, e 11 pessoas, entre eles secretários municipais e ex-diretores da autarquia, chegaram a ser presas preventivamente em uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime (Gaeco). A suspeita de corrupção em contratos da autarquia motivou a abertura de duas comissões processantes na Câmara de Vereadores de Campinas em 2011. Em agosto, o então prefeito Hélio de Oliveira Santos foi cassado e em dezembro o vice-prefeito Demétrio Vilagra sofreu impeachment.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir