Categoria Politica  Noticia Atualizada em 06-08-2012

PT estuda entrar com ação contra Gurgel no Ministério Público
Após os dois primeiros dias de julgamento do Mensalão pelo STF, advogados ligados ao PT estudam entrar com uma representação no Conselho Nacional do Ministério Público contra o procurador-geral da República, Roberto Gurgel.
PT estuda entrar com ação contra Gurgel no Ministério Público
Foto: radioitaperunafm.com

A resolução foi tirada durante reunião na sede do PT Nacional em São Paulo, no sábado (4), um dia depois que Gurgel, durante cinco horas, apresentou a acusação contra os 38 réus do processo, que incluem a antiga cúpula do partido, como o ex-presidente da sigla José Genoino e o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.

O objetivo é questionar a "conduta" de Gurgel que, segundo os advogados do PT, movimentou "uma quantidade gigantesca" de dinheiro para viabilizar uma investigação de mais de sete anos e realizar um julgamento que, para eles, "não tem nenhum prova concreta para acontecer". Os petistas pretendem pedir que Gurgel "devolva aos cofres públicos a verba gasta com o processo".

Ainda de acordo com os advogados do grupo, uma das competências do Conselho Nacional do MP é "velar pela postura e pelas atribuições dos integrantes do Ministério Público Federal e Estadual". No entanto, vale lembrar que Gurgel, como procurador-geral, é o representante máximo do órgão.

"A acusação de Gurgel foi fraca e sem provas concretas. Dessa forma, ele se tornou a principal testemunha de defesa de José Dirceu e José Genoino", declarou o coordenador do setorial jurídico do PT, Marco Aurélio Carvalho. Os advogados pretendem consultar juristas já nos próximos dias para estudar a melhor forma de entrar com a representação.

O julgamento do Mensalão, iniciado na última quinta-feira (2), será reiniciado nesta segunda (6), com a sustentação oral dos advogados de defesa. O primeiro será José Luís de Oliveira Lima, que defende José Dirceu.

Fonte: agorams.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir