Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 06-08-2012

Cientistas criam tecnologia para eliminar toxinas de plantas
Nova t�cnica foi criada por universidade na Dinamarca. M�todo � t�o promissor que grande empresa de biotecnologia quer acordo.
Cientistas criam tecnologia para eliminar toxinas de plantas
Foto: g1.globo.com

Pesquisadores da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, desenvolveram um m�todo para impedir a difus�o de toxinas em partes comest�veis de plantas usadas na agricultura, como a canola.

A nova tecnologia pode beneficiar criadores de animais, por exemplo, que n�o precisar�o mais se preocupar com a intoxica��o de galinhas ou porcos que forem alimentados com a canola ou uma planta similar.

Chamada pelos cientistas de "engenharia de transporte", a nova t�cnica foi detalhada em uma publica��o da revista "Nature". Segundo a professora Barbara Ann Halkier, respons�vel pela pesquisa e docente da Universidade de Copenhague, a equipe de cientistas isolou duas prote�nas da Arabidopsis thaliana, uma pequena flor nativa da Europa e da �sia aparentada da canola.

Quando a planta foi produzida sem as duas prote�nas, suas sementes ficaram livres de glucosinolatos, respons�veis pela intoxica��o dos animais que se alimentam muito de canola, diz a pesquisa. As prote�nas, conclui a cientista, transportavam os glucosinolatos na planta.

A nova t�cnica � t�o promissora que uma das maiores empresas do mundo em biotecnologia vegetal, a Bayer CropScience, est� negociando apoio � universidade e espera obter a transfer�ncia de tecnologia, para produzir canola com sementes livres de glucosinolato.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir