Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-08-2012

Japão cogita abrir mão da energia nuclear em 2030, diz ministro
Medida não iria prejudicar a economia, disse ministro do setor. Acidente nuclear de Fukushima mudou planos energéticos do país.
Japão cogita abrir mão da energia nuclear em 2030, diz ministro
Foto: g1.globo.com

O ministro da Indústria do Japão considerou factível que o país prescinda completamente da energia nuclear a partir de 2030, sem prejudicar a economia.

"Podemos fazê-lo", declarou o ministro da Economia, Comércio e Indústria, Yukio Edano, em entrevista, ao responder a uma pergunta sobre as consequências negativas de uma paralisação total dos reatores em 2030.

O governo nipônico está trabalhando na definição de uma nova combinação energética, quase um ano e meio depois do acidente nuclear de Fukushima que tornou obsoleto o objetivo anterior de aumentar a participação nuclear de pouco menos de 30% da produção de energia elétrica a 53% até 2030.

As autoridades estudam três hipóteses para até 2030: prescindir totalmente da energia nuclear, reduzir sua participação a 15% ou reduzi-la a uma faixa entre 20 e 25% da energia elétrica produzida.

"Não acredito que a hipótese zero seja negativa para a economia japonesa", disse Edano.

"Ao contrário, favoreceria o crescimento porque seria necessário desenvolver as energias renováveis e melhorar nossa eficiência energética, o que estimularia a demanda interna", completou.

Analistas convocados pelo governo afirmaram que uma hipótese "zero nuclear" reduziria de 1,2% a 7,6% o Produto Interno Bruto (PIB) da terceira potência econômica mundial em 2030.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir