Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-08-2012

Ex-militares iranianos estão entre os peregrinos sequestrados na Síria
48 pessoas foram rendidas pelos rebeldes no sábado. Três morreram durante ataques do governo sírio.
Ex-militares iranianos estão entre os peregrinos sequestrados na Síria
Foto: g1.globo.com

Oficiais da reserva do Exército iraniano e do corpo de elite da Guarda Revolucionária estão entre os 48 "peregrinos" iranianos sequestrados no sábado por rebeldes sírios, afirmou o chanceler do Irã, Ali Akbar Salehi.

O ministro informou que os oficiais da reserva participavam de atividades exclusivamente religiosas.

"Um certo número [de reféns] é de membros da Guarda e do Exército e alguns de outras administrações", disse Salehi.

O governo do Irã afirmou nesta terça-feira (7) que os Estados Unidos são responsáveis pela vida dos 48 peregrinos iranianos sequestrados no sábado em Damasco, na Síria, após o anúncio do crime pelos rebeldes sírios da morte de três deles em um bombardeio.

Uma nota foi entregue à embaixada da Suíça, que representa os interesses americanos no Irã, informou a agência oficial Irna.

"A nota afirma que, levando em consideração o flagrante apoio dos Estados Unidos aos grupos terroristas e o envio de armas à Síria, o governo dos Estados Unidos é responsável pela vida dos 48 peregrinos sequestrados em Damasco", afirmou o vice-ministro das Relações Exteriores, Hossein Amir-Abdollahian.

Uma brigada do Exército Sírio Livre, que reivindicou o sequestro dos 48 iranianos, afirmou na segunda-feira (6) que três deles morreram em um bombardeio das forças do regime na região de Damasco.

Ofensiva
O Exército da Síria iniciou nesta quarta-feira (8) uma ofensiva terrestre contra Aleppo, segunda maior cidade do país, com veículos de combate blindados no bairro rebelde de Salahedin, que estava sob controle dos rebeldes, informou uma fonte dos serviços de segurança em Damasco.

"O Exército avança para cortar Salahedin em dois. A tomada do bairro vai levar pouco tempo, mas podem restar alguns bolsões de resistência", disse a fonte.
saiba mais

"As forças do regime avançaram pela rua Al-Malaab com tanques e veículos blindados. Neste momento há combates violentos no local", disse Wasel Ayub, comandante da brigada Nur al-Haq, responsável pelo setor, que estava sob controle do Exércio Sírio Livre (ESL), composto por desertores e civis.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir