Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-08-2012

Furacão "Ernesto" chega à costa do México com ventos de até 165 km/h
Quintana Roo, Iucatã, Campeche, Chiapas e Tabasco estão em alerta. Plano de emergência dispõe de 237 abrigos para 82.975 pessoas.
Furacão
Foto: g1.globo.com

O furacão "Ernesto" chegou nesta terça-feira (7) à costa do México com ventos de até 165 km/h e se localiza nas imediações de Majahual, no estado de Quintana Roo, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

Em seu boletim das 22h30 locais (0h30 de Brasília), o SMN indicou que o fenômeno, de nível 1 na escala de Saffir-Simpson (com máximo de 5) e cujo índice de periculosidade é considerado forte, desenvolve ventos sustentados de 140 km/h e sequências de 165 km/h.

Ernesto, que está 65 km ao leste-nordeste de Chetumal, capital de Quintana Roo, se desloca em direção oeste a 24 km/h.

A dependência federal estabeleceu a zona de alerta desde Chetumal até Cabo Catoche, em Quintana Roo; de Celestún, em Iucatã, até Chilitepec, em Tabasco; e desde Punta Lagarto até Tuxpan, em Veracruz.

As autoridades de Quintana Roo decretaram alerta vermelho (risco máximo) nos municípios de Othón P. Blanco, Bacalar, José María Morelos, Felipe Carrillo Puerto e Tulum.

Segundo a Secretaria Estadual de Turismo, existe um plano de emergência para atender cerca de 1.700 turistas se a região for seriamente afetada, e indicou que já estão prontos 237 abrigos temporários com capacidade para 82.975 pessoas.

A dependência detalhou que desde a noite de segunda-feira (6) foi iniciada a retirada de moradores das vilas de pescadores no sul de Quintana Roo.

Até o meio-dia desta terça, cerca de mil pessoas já haviam sido transferidas a abrigos temporários como medida preventiva. Além disso, foram suspensas as operações no aeroporto de Chetumal desde as 17h locais (19h de Brasília), e a medida será mantida até novo aviso.

Durante a tarde, o Sistema Nacional de Defesa Civil manteve alerta laranja (risco alto) para o resto do estado, assim como para Iucatã e o leste de Campeche.

Em alerta amarelo (risco moderado) está o restante de Campeche, assim como os estados de Chiapas e Tabasco. Por fim, o centro e o sul de Veracruz e o oriente de Oaxaca mantêm nível verde (risco baixo).

Os estados que podem ser mais castigados por chuvas intensas ou torrenciais devido à passagem de Ernesto são Quintana Roo, Iucatã, Campeche, Chiapas e Tabasco, enquanto Quintana Roo pode ver a chegada de ondas elevadas.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir