Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-08-2012

Fornecedora da Samsung explora trabalho infantil na China
De acordo com o relat�rio da China Labor Watch, um grupo de direitos trabalhistas do pa�s, uma fornecedora da Samsung estaria contratando menores de 16 anos para trabalhar por v�rias horas, al�m de estarem em condi��es extremamente abusivas.
Fornecedora da Samsung explora trabalho infantil na China
Foto: oficinadanet.com.br

A HEG Eletronics, como � chamada a companhia localizada na cidade de Cant�o, � respons�vel por fabricar celulares, DVDs e MP3s. Somente nos meses de junho e julho, a China Labor Watch encontrou sete funcion�rios menores de idade no setor de embalagens. "O n�mero preciso de crian�as que trabalham na f�brica � desconhecido, porque nossos investigadores tiveram contato limitado com os empregados de outros departamentos", diz o relat�rio. "Mas a empresa violou claramente as leis chinesas."

Conforme o relat�rio, a f�brica tem como a maioria dos funcion�rios estudantes que est�o nas f�rias de inverno e ver�o, somando 80% do total. O grupo que averiguou o local acredita que haja entre 50 e 100 crian�as e adolescentes trabalhando sob "duras condi��es".

O relat�rio apontou que essas crian�as e adolescentes s�o submetidos a trabalhar em locais aos quais acarretam inclusive em ferimentos. Os funcion�rios tem muito contato com o �lcool et�lico e s� podem trocar de luvas uma vez ao dia.

O grupo que realizou a pesquisa acredita que a supervis�o nada adequada da empresa faz com que essas crian�as e adolescentes permane�am trabalhando, j� que "nunca checa a identidade dos estudantes". Outra raz�o seria que escolas estariam fornecendo identidades falsas a esses estudantes.

De acordo com a China Labor, mesmo depois da descoberta de menores de 16 anos pela HEG, nada teria sido feito para mudar a situa��o. Ao contr�rio, essas crian�as teriam sido transferidas para dormit�rios fora da f�brica para que n�o fossem notadas.

A Samsung, ap�s ser notificada pelas condi��es de trabalho de sua fornecedora, disse que conduziu duas inspe��es na f�brica, no entanto, n�o encontrou irregularidades. "Considerando o relat�rio, vamos realizar outra pesquisa de campo o mais cedo poss�vel para garantir que as nossas inspe��es anteriores se basearam em informa��es completas e tomar medidas para corrigir quaisquer problemas que apare�am", disse a porta-voz da Samsung Nam Ki Yung, em e-mail � Bloomberg.

Fonte: oficinadanet.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir