Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-08-2012

Mordomo do Papa deve ser julgado por vazamento de documentos
O mordomo Paolo Gabriele, detido desde maio acusado de roubar documentos confidenciais para repass�-los a pessoas de fora do Vaticano, saber� seu destino na pr�xima segunda-feira, quando o pequeno pa�s anunciar� se ele ser� julgado ou n�o.
Mordomo do Papa deve ser julgado por vazamento de documentos
Foto: blogs.estadao.com.br

A princ�pio, o Vaticano tinha dito que o mordomo seria julgado sob a acusa��o de roubo de documentos reservados enviados ao pont�fice, mas fontes do pa�s disseram que a decis�o ainda n�o foi concretizada.

O porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, disse que a reda��o definitiva se prolongou mais do que o previsto e que segunda-feira � o �ltimo dia dispon�vel porque depois come�am as f�rias da magistratura vaticana.

Gabriele, que foi detido em maio, est� em pris�o domiciliar desde 21 de julho. Se n�o for levado � justi�a, ser� absolvido.

Se for julgado, o mordomo pode ser condenado a uma pena de um a seis anos de pris�o, mas o papa pode optar por perdo�-lo quando quiser.

O esc�ndalo do vazamento de documentos confidenciais do Vaticano ficou conhecido no come�o do ano, quando uma rede de televis�o italiana divulgou cartas enviadas a Bento XVI pelo arcebispo Carlo Maria Vigan� nas quais denunciava "corrup��o e m� gest�o" na administra��o vaticana.

Por enquanto, o mordomo do papa � o �nico detido por este caso, mas a busca pelos autores do vazamento continua.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir