Categoria Geral  Noticia Atualizada em 09-08-2012

Rebeldes se retiram parcialmente de bastião na cidade síria de Aleppo
Forças oficiais e oposicionistas lutam pelo bairro de Salahedin. Batalha de Aleppo é considerada crucial para definir futuro da rebelião.
Rebeldes se retiram parcialmente de bastião na cidade síria de Aleppo
Foto: g1.globo.com

Os rebeldes se retiraram parcialmente nesta quinta-feira (9) do emblemático bairro de Salahedin na cidade de Aleppo, violentamente bombardeado pelo exército da Síria, afirmou à France Presse um comandante dissidente.

"Após um bombardeio com bombas termobáricas que destruíram 40 edifícios e causaram a morte de 40 combatentes do Exército Sírio Livre (ESL) e de um grande número de civis, o ESL recuou duas ruas em direção (ao bairro) de Sukari (leste), onde prepara um contra-ataque", afirmou Husam Abu Mohamad, comandante da brigada Dera Ashahba, que combate neste setor.

A retirada foi confirmada por outro comandante do ESL.

"As brigadas do ESL realizaram uma retirada tática de Salahedin para abrir uma nova frente em direção a Seif al-Daula e Mashhad", dois bairros mais ao leste, afirmou Wasel Ayub, comandante da brigada Nur al-Haq do ESL.

"Nesta noite tomamos o controle total do bairro, nesta manhã houve um bombardeio sem precedentes e a situação terrível nos obrigou a fazer este recuo tático", acrescentou.

Os dois comandantes, que estiveram em Salahedin, estão agora em Sef al-Daula.

O exército sírio e o ESL travam uma dura batalha pelo controle da segunda metrópole da Síria, no norte, desde 20 de julho. Na quarta-feira, o exército lançou uma ofensiva terrestre com carros e blindados em Salahedin.

A batalha por Aleppo está sendo considerada crucial para definir os rumos da rebelião que, desde março de 2011, tenta apear do poder o contestado presidente Bashar al Assad.

Os confrontos já mataram mais de 21 mil pessoas, em sua maioria civis, segundo a oposição, e jogaram o país em uma crise humanitária.

Rússia e China, aliados do regime, barram resoluções do Conselho de Segurança para tentar deter a violência no país.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir