Categoria Politica  Noticia Atualizada em 09-08-2012

Ministro da Saúde é nomeado novo premiê da Síria
Anúncio foi feito pelo presidente Bashar al Assad nesta quinta (9). Wael al Halqi assume após saída do país do ex-chefe de governo.
Ministro da Saúde é nomeado novo premiê da Síria
Foto: g1.globo.com

O atual ministro da Saúde, Wael al Halqi, foi nomeado nesta quinta-feira (9) o novo primeiro-ministro da Síria, depois da saída do país do ex-chefe de Governo, Riad Hijab, anunciou a televisão estatal.

"O presidente Bashar al Assad assinou o decreto 298, nomeando Wael al Halqi no posto de primeiro-ministro", afirmou a TV.

Nesta quarta-feira (8), a Jordânia confirmou que o ex-primeiro-ministro da Síria Riad Hijab chegou ao seu território. Ele foi a autoridade síria do mais alto escalão a desertar depois do início do levante, há 17 meses, contra o presidente Bashar al Assad.

A agência estatal de notícias Petra informou que o porta-voz do governo, Samih al-Mayata, disse que Hijab chegou com familiares à Jordânia ao amanhecer de quarta-feira.

O porta-voz de Hijab, Mohamed Atari, disse que o ex-premiê esperou até a noite de terça-feira para entrar na Jordânia a fim de garantir que não houvesse perigo, uma vez que as patrulhas de fronteira sírias estavam em alerta depois da divulgação, na segunda-feira (6), da notícia de sua deserção.

Assim como boa parte da oposição, Hijab é da maioria muçulmana sunita da Síria e não fazia parte do círculo íntimo de Assad.

Como era primeiro-ministro e foi a autoridade civil do mais alto escalão a desertar, sua partida representou um golpe simbólico ao establishment ancorado na seita minoritária alauíta, do presidente.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir