Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-08-2012

Hindus celebram o nascimento do deus Krishna
Ora��es e pir�mide humana foram feitas em Mumbai. Comemora��o gerou peregrina��es pelo pa�s.
Hindus celebram o nascimento do deus Krishna
Foto: g1.globo.com

Milh�es de hindus celebram nesta sexta-feira a festa do nascimento de Krishna, oitavo avatar de Vishnu, com ora��es e peregrina��es principalmente na cidade de Mathura, no norte da �ndia, onde a divindade supostamente nasceu.

A festa do Janmashtami lembra o nascimento de Krishna, um sedutor e brincalh�o deus pastor, h� cinco mil anos nessa cidade, situada cerca de 135 quil�metros ao sul da capital indiana.

At� ali se deslocaram milhares de pessoas para participar das celebra��es, que incluem ora��es e can��es nos templos e banhos de seus �dolos com mel e preparados l�cteos.

As celebra��es ter�o seu ponto culminante � meia-noite e, pelo menos em D�lhi, as autoridades ordenaram um desdobramento policial por quest�o de precau��o.

Krishna, figura fundamental no texto sagrado Bhagavad Gita, � um dos deuses mais populares do pante�o hindu, e � habitual encontrar nos templos sua figura tocando uma flauta ao lado de sua amante, Radha.

O deus � considerado um avatar de Vishnu, que junto com Brahma e Shiva faz parte da trindade sagrada do hindu�smo, a religi�o de cerca de 80% da popula��o da �ndia.


Devotos rezam antes de formar pir�mide humana na �ndia




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir