Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-08-2012

Cidade de Aleppo tem novo dia de confrontos e bombardeios na Síria
Na véspera, insurgentes fizeram "recuo tático" de seu bastião na região. Confronto na cidade é considerado decisivo na revolta anti-Assad.
Cidade de Aleppo tem novo dia de confrontos e bombardeios na Síria
Foto: g1.globo.com

Tropas governamentais e rebeldes travavam batalhas nesta sexta-feira (10) no emblemático bairro de Salahedi, na cidade síria de Aleppo, onde na véspera os insurgentes haviam anunciado um "recuo tático".

"Continuamos lutando em vários pontos de Salaheddine porque não abandonaremos este bairro", afirmou à AFP Hussam Abu Mohammad, comandante da brigada Dera Ashahba do Exército Sírio Livre (ESL, formado basicamente por desertores do Exército oficial).

Ao mesmo tempo, o Exército do contestado presidente Bashar al-Assad continua bombardeando este e outros bairros de Aleppo, incluindo Sahur e Hanano, informou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

No bairro de Hanano, quatro bombas lançadas por um avião MIG-21 atingiram o pátio da sede do ESL e um edifício residencial, deixando vários feridos.

Os confrontos na cidade, a segunda principal do país, são considerados decisivos para o futuro da insurgência anti-Assad, que começou em março de 2011 e deixou mais de 21 mil mortos, em sua maioria civis, desde então.

Fuga de moradores
Durante uma interrupção dos combates, jornalistas da Reuters viram moradores deixando Aleppo com seus carros carregados de colchões, geladeiras e brinquedos. Pelo menos dois aviões da Força Aérea sobrevoavam a área.

Os rebeldes, oriundos principalmente da maioria sunita da população, têm apoio de vários governos ocidentais e árabes. Já Assad, da seita minoritária alauíta, possui como principais aliados a Rússia e a China, que o protegem de qualquer resolução da ONU que possa implicar sanções ao regime.

Por causa desse impasse, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse em nota que "não haverá vencedor na Síria".

"Enfrentamos agora a sombria possibilidade de uma guerra civil prolongada destruindo a rica tapeçaria de comunidades entrelaçadas na Síria", disse o texto lido por um representante de Annan durante uma conferência promovida pelo Irã na quinta-feira, reunindo governos simpáticos a Assad.

Durante o evento, o governo iraniano defendeu negociações "sérias e inclusivas" entre o governo e a oposição.

Todas as tentativas de negociação feitas até agora fracassaram, e o impasse levou à renúncia do mediador internacional Kofi Annan.

Diplomatas disseram que o veterano ex-chanceler argelino Lakhdar Brahimi pode ser nomeado na semana que vem para o lugar de Annan.

Novas sanções dos EUA
Os Estados Unidos podem anunciar nos próximos dias novas sanções contra o regime, indicou um alto funcionário do Departamento de Estado nesta sexta.

"Uma das formas-chave de exercer pressão são as sanções econômicas que, nos próximos dias ou muito em breve, reforçaremos ainda mais, com novas sanções (...) para quem apoiar as ações do governo sírio para oprimir seu próprio povo", afirmou.

O alto funcionário fez estas declarações durante a visita da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, a Gana. Ela participou nos funerais do presidente John Atta Mills, antes de viajar a Benin nesta sexta-feira.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir