Categoria Cinema  Noticia Atualizada em 10-08-2012

Carlo Rambaldi, criador de Alien e E.T., morre aos 86 anos
Italiano era conhecido como "mago dos efeitos especiais". Ele ganhou tr�s Oscar durante carreira.
Carlo Rambaldi, criador de Alien e E.T., morre aos 86 anos
Foto: g1.globo.com

O italiano Carlo Rambaldi, brilhante criador de personagens para o cinema como Alien e E.T., o extraterrestre, morreu nessa sexta-feira (10) aos 86 anos, em Lamezia Terme (Cal�bria, sul da It�lia), onde residia, informaram fontes locais. Vencedor de tr�s Oscar por "King Kong", "Alien" e "E.T.", era considerado "o mago dos efeitos especiais", segundo o assessor da Cultura da Cal�bria, Mario Caligiuri, que anunciou a morte.

Nascido em 15 de setembro de 1925 em Vigarano Mainarda, perto de Ferrara, no nordeste da It�lia, se formou na Academia de Belas Artes da Bolonha, onde come�ou a trabalhar no mundo do cinema na d�cada de 50, ao criar um drag�o gigante de 16 metros para o filme "Sigfrido", de Giacomo Gentilomo.

Colaborou com renomados cineastas italianos, entre eles Mario Monicelli, Marco Ferreri, Pier Paolo Pasolini e Dario Argento. Tamb�m trabalhou para grandes produ��es de Hollywood, o que permitiu desenvolver suas habilidades ao combinar eletr�nica com mec�nica, conseguindo criar personagens inesquec�veis do cinema, como Alien, do filme hom�nimo de Ridley Scott (1979) e o gorila gigante King Kong no filme de John Guillermin (1976).

Em 1982, criou um de seus personagens mais conhecidos, "E.T, o extraterrestre", protagonista do filme de Steven Spielberg, que comoveu o mundo com sua ternura. Tamb�m colaborou em v�rios filmes de sucesso como "Contatos imediatos do terceiro grau" (1977), de Steven Spielberg, e "Duna" (1984), de David Lynch.

O criador e produtor J.J. Abrams chegou a prestar uma homenagem a Carlo Rambaldi no seriado "Alias - Codinome perigo", batizando com seu nome um misterioso personagem, Milo Rambaldi, uma esp�cie de g�nio contempor�neo de Leonardo da Vinci que era fundamental para a condu��o da trama.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir