Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-08-2012

Vaticano julgará mordomo por vazamento de documentos do Papa
Técnico em informática também será julgado por roubo agravado. Escândalo é conhecido como "Vatileaks".
Vaticano julgará mordomo por vazamento de documentos do Papa
Foto: g1.globo.com

O Vaticano anunciou nesta segunda-feira (13) que abrirá um julgamento por vazamento de documentos reservados do papa Bento XVI contra o mordomo do pontífice, Paolo Gabriele, e seu cúmplice, o técnico em informática Claudio Sciarpelletti, cujo nome é mencionado pela primeira vez no escândalo.

O mordomo e o técnico, que é funcionário da Secretaria de Estado da Santa Sé, governo central do Vaticano, serão julgados por "roubo agravado" e "cumplicidade" neste caso conhecido como o escândalo "Vatileaks", informou o juiz de instrução, Piero Bonnet.

Um documento de 35 páginas sobre o caso que abalou a Santa Sé revelou que o mordomo tinha um cúmplice.

Casado e pai de dois filhos, Paolo Gabriele era um dos poucos laicos com acesso aos apartamentos do Papa. Ele chegou a ser preso, mas saiu da prisão no dia 21 de julho e se encontra desde então em prisão domiciliar.

Ele é acusado de "roubo com agravante" por ter retirado do escritório de seu superior hierárquico, Monsenhor Georg Gänswein, secretário particular do Papa, muitas mensagens, cartas e e-mails altamente confidenciais, alguns dirigidos ao próprio Joseph Ratzinger, e de copiá-los para transmiti-los ao exterior do Vaticano.

O mordomo pode ser condenado a uma pena de um a seis anos de prisão, mas o Papa pode optar por perdoá-lo quando quiser, se assim o decidir.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir