Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-08-2012

Tempestade tropical ameaça agravar inundações nas Filipinas
Tempestade "Helen" se aproxima do arquipélago com ventos de 55 km/h. Na última semana, ao menos 92 morreram em inundações e deslizamentos.
Tempestade tropical ameaça agravar inundações nas Filipinas
Foto: g1.globo.com

Uma tempestade tropical ameaça agravar nesta segunda-feira (13) as inundações e deslizamentos de terra nas Filipinas que, na última semana, deixaram ao menos 92 mortos e três milhões de desabrigados no norte do país.

Segundo o serviço meteorológico filipino (Pagasa), a tempestade "Helen" se aproxima pelo Oceano Pacífico com vendavais de 55 km/h rumo ao norte do arquipélago, onde já há mais de 400 mil evacuados por causa dos recentes fenômenos naturais.

Connie Dadivas, meteorologista do Pagasa, disse não prever que "Helen" cause chuvas intensas, mas sim precipitações moderadas que agravarão as severas inundações, que começaram a causar problemas sanitários.

Por conta do desastre, as autoridades de saúde temem que comece a se expandir uma epidemia de leptospirose, uma doença infecciosa que se dissemina em regiões inundadas por meio da urina de ratos e outros animais urbanos.

Em 2009, pelo menos 249 pessoas morreram nas Filipinas de leptospirose após as inundações derivadas das monções.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir