Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 13-08-2012

Secretaria de saúde do ES registra queda de 69% em casos de dengue
Em 2011, até o início de agosto foram registrados 47.654 notificações. Em 2012, no mesmo período, o número caiu para 14.646.
Secretaria de saúde do ES registra queda de 69% em casos de dengue
Foto: g1.globo.com

O número de pessoas vítimas de dengue sofreu uma queda no Espírito Santo, segundo Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Enquanto em 2011, até o início de agosto foram registrados 47.654 notificações da doença, em 2012, no mesmo período, o número caiu para 14.646. Estudos, mostram que o decréscimo de 69,2 % pode ser atribuído a conscientização da população.

De acordo com a gerente do setor de Vigilância Epidemiológica da Sesa, Gilsa Rodrigues, essa variação ocorre naturalmente ano a ano, mas, a queda também é devido ao trabalho de sensibilização realizado. "Os cidadãos estão se apropriando do saber e desempenhando cada vez mais o seu papel. Os municípios têm se organizado melhor", diz.

Segundo a Sesa, o hábito de interromper o ciclo de reprodução do mosquito Aedes aegypti e diminuir os criadouros no verão, contribui para a queda no número de casos da doença. Entretanto, a população não pode descuidar do combate contra a doença.

"Entre a postura dos ovos e a fase adulta, o mosquito leva de oito a dez dias para se desenvolver. Se uma vez por semana os cidadãos vigiarem seus lares, isso quebrará o ciclo de reprodução. E quanto menos mosquitos houver, menores serão as chances de surgirem pessoas doentes", explica a gerente.

Como evitar
- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
- Tirar água dos vasos de plantas;
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.;
- Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir