Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-08-2012

Confronto entre jovens e policiais fere 16 no norte da França
Cidade de Amiens havia sido palco de conflitos na noite de domingo. Manifestantes usaram morteiros e fogos de artifício contra policiais.
Confronto entre jovens e policiais fere 16 no norte da França
Foto: g1.globo.com

Violentos confrontos entre mais de 100 jovens e as forças de segurança deixaram 16 policiais feridos e importantes danos materiais durante a madrugada desta terça-feira (14) em Amiens, norte da França.

Os jovens, reunidos no bairro de Amiens-Nord, uma das 15 zonas de segurança prioritárias definidas pelo atual governo, ofenderam os policiais enviados ao local para garantir a segurança do bairro após os confrontos de domingo à noite, segundo a prefeitura.

Dezesseis policiais ficaram feridos no ataque dos jovens, que utilizaram morteiros, fogos de artifício e outros projéteis.

A polícia respondeu com gás lacrimogêneo e balas de borracha.

O bairro de Amiens-Nord é cenário habitual de incidentes, "mas nunca desta gravidade, com três edifícios públicos destruídos parcialmente", informou a prefeitura.

O prefeito de Amiens, Gilles Demailly, citou "cenas de destruição", com papéis e veículos queimados por todos os lados, assim como prédios públicos afetados pela primeira vez, incluindo uma creche e um centro esportivo.

Os incidentes aconteceram depois dos confrontos de domingo entre os moradores do bairro e a polícia, que parou um motorista que, segundo as autoridades, dirigia de modo perigoso.

A intervenção, que aconteceu perto do local onde era celebrado o funeral de um jovem de 20 anos morto na quinta-feira em um acidente de moto, foi considerada excessiva por vários moradores.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir