Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-08-2012

Exército sírio e rebeldes se enfrentam pelo 4º dia em Deraa
Os duros enfrentamentos entre as forças do regime de Bashar al Assad e os rebeldes do Exército Livre Sírio (ELS) continuaram nesta terça pelo quarto dia consecutivo na cidade de Tafas, na província de Deraa, informaram grupos opositores.
Exército sírio e rebeldes se enfrentam pelo 4º dia em Deraa
Foto: noticias.uol.com.br

Um ativista dos Comitês de Coordenação Local em Tafas, Yazid al Bardan, disse à agência Efe que batalhas nos arredores da cidade deixaram diversos civis e combatentes do ELS feridos.

"Até agora, mais de 70 bombas explodiram na cidade", contou Bardan, que disse ainda que a situação humanitária de Tafas se agravou devido à escassez de remédios e de material de primeiros socorros para atender os feridos. As tropas governamentais estão tentando ocupar a cidade desde sábado passado com bombas e ofensivas contra o ELS.

A província de Deraa, que faz fronteira com a Jordânia, é um dos principais redutos de opositores desde que eclodiram os primeiros protestos contra o presidente Bashar al Assad, em março de 2011. A repressão governamental contra a zona foi constante, o que obrigou parte da população a se refugiar na Jordânia.

A situação dos civis na Síria é motivo de preocupação na ONU, o que acabou promovendo a viagem da secretária-geral adjunta da ONU para Assuntos Humanitários, Valérie Amos, ao país, nesta terça-feira.

Pelo menos seis pessoas morreram hoje, entre elas duas mulheres e três crianças, por conta dos bombardeios lançados pelo Exército contra o povoado de Al Shamitiya, na província de Deir al Zur, segundo o Observatório Sírio para Direitos Humanos.

Outras duas pessoas morreram por disparos do exército na cidade de Al Tal, nas cercanias de Damasco, afirmou o Observatório, que acrescentou que outra cidade da zona, Qadsaiya, também foi palco de bombardeios nesta terça-feira.

Na capital, muitos habitantes do bairro de Al Qabun foram obrigados a se deslocar por temor de uma ampla ofensiva das forças do regime, que já chegaram às zonas vizinhas de Al Midan e Al Shagur.

As forças leais ao presidente voltaram a combater os rebeldes na cidade de Aleppo, coração econômico do país, principalmente nos bairros de Salah ad-Din e Seif al Daula.

De Aleppo, o membro do ELS Abu Feras explicou que a energia está cortada na maioria dos bairros do leste e do sul da cidade, enquanto em Qadi Askar foram registradas longas filas em frente às padarias em função da escassez de farinha. Enquanto isso, os bombardeios seguem nos bairros de Al Sajur, Hananu e Al Shaar, segundo o Observatório.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir