Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-08-2012

Equipes de resgate encontram mais corpos após terremotos no Irã
Buscas continuam; saldo anterior era de 306 mortos e mais de 3 mil feridos. Tremores de 6,4 e 6,3 atingiram a província de Azerbaijão Oriental.
Equipes de resgate encontram mais corpos após terremotos no Irã
Foto: g1.globo.com

Equipes de resgate recuperaram mais corpos nesta terça-feira (14), três dias depois que dois terremotos atingiram o noroeste do Irã e deixaram mais de 300 mortos. Porém as autoridades minimizaram os relatos de que o número de vítimas ainda poderia aumentar drasticamente.

Uma equipe de busca usando cães farejadores retirou o corpo de uma mulher jovem, na aldeia de Sorkhgav, e estava perto de encontrar outros, informou a agência de notícias Fars.

Os tremores de 6,4 e 6,3 atingiram a província de Azerbaijão Oriental na tarde de sábado (11), destruindo aldeias e ferindo milhares de pessoas nas redondezas das cidades de Ahar, Varzaghan e Harees, perto da capital provincial de Tabriz.

A Agência de Notícias Trabalhista do Irã falou sobre danos graves em centenas de aldeias, elevando os temores de que o número de mortos possa aumentar drasticamente, à medida que equipes de resgate chegam a áreas antes inacessíveis.

Entretanto, as autoridades descartaram as estimativas de um aumento significativo nas mortes, dizendo que a eventual estatística pode ser inferior a que já foi contabilizada.

"Muitos números são baseados em especulações e não foram documentados", afirmou o legista da região, Behram Samadi Rad. "Não podemos dar um número preciso de mortos, mas acreditamos que será inferior a 300."

Em Teerã, Karaj e Qom, milhares visitaram centros de ajuda até tarde da noite para doar sangue, informou a Press TV, incluindo o campeão olímpico de levantamento de peso, o iraniano Behdad Salimi.

"Eu realmente me sinto terrível pelo povo do Azerbaijão Oriental. Eu quero fazer o que puder para ajudá-los. A coisa mais importante é doar sangue por causa da escassez", disse.

Feridos
Os dois terremotos que abalaram o noroeste do Irã deixaram 3.037 feridos, anunciou a ministra da Saúde, Marzieh Vahid Dastjerdi, no Parlamento.

A ministra afirmou na segunda-feira que entre os corpos transportados para os necrotérios da região estavam 219 mulheres e crianças, além de 49 homens. A imprensa estatal informou que alguns cadáveres foram enterrados no local da tragédia.

De acordo com Vahid Dastjerdi, dos 3.037 feridos, 2.011 foram atendidos no local e os demais levados para os hospitais da região.

Resgates
O ministro do Interior, Mohamad Najar, visitou a área devastada neste domingo com a ministra da Saúde e o diretor do Crescente Vermelho por ordem do presidente Mahmud Ahmadinejad "para avaliar a situação e organizar as operações", segundo a agência Mehr.

As equipes de resgate e o Crescente Vermelho distribuíram barracas, cobertores, roupas, alimentos e água aos afetados.

A maioria dos homens trabalhava no campo no momento da catástrofe, mas as mulheres e crianças estavam dentro de casa e foram as grandes vítimas da tragédia.

Em Tabriz, uma cidade de 1,5 milhão de habitantes, os danos foram apenas materiais, de acordo com as autoridades.

O Irã está situado sobre falhas geológicas importantes e sofreu terremotos devastadores ao longo de sua história. O mais importante dos últimos anos, em dezembro de 2003, matou 31mil pessoas em Bam (sul), 25% da população da cidade.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir