Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-08-2012

Ex-premiê sírio diz que regime de Assad está desmoronando
Na Jordânia desde que desertou, Riad Hijab afirmou que governo está colapsando "econômica e militarmente" e não controla mais de 30% dos território sírio
Ex-premiê sírio diz que regime de Assad está desmoronando
Foto: ig.com.br

O ex-primeiro-ministro sírio Riad Hijab , que desertou recentemente e se refugiou na Jordânia, disse nesta terça-feira em Amã que o regime do presidente Bashar al Assad está desmoronando "moral, econômica e militarmente" e não controla mais de 30% do território do país.

Em sua primeira entrevista coletiva após deixar o governo sírio, Hijab pediu união dos opositores no exílio e que os oficiais do Exército de Assad se somem à revolução.

O ex-primeiro-ministro disse que desertou de forma voluntária e negou que tenha sido destituído, como afirmou Damasco.

Fontes governamentais jordanianas anunciaram que Hijab entrou na Jordânia em 8 de agosto, dois dias depois de a televisão síria anunciar que seu mandato foi cassado.

"As brigadas do Exército Livre da Síria desempenharam um papel importante na minha saída da Síria", destacou o ex-primeiro-ministro, em referência aos rebeldes que o ajudaram a escapar do cerco militar montado pelo regime após sua deserção.

Hijab se declarou "inocente" do regime corrupto e disse que deixou o governo para servir à pátria e por estar insatisfeito. Além disso, prometeu ser "um soldado fiel a seu país entre os revolucionários" e afirmou que não deseja cargos no futuro.

Para o ex-primeiro-ministro, o regime só se sustenta graças à "opressão", enquanto o fosso entre governo e população está cada vez maior.

"O governo não era capaz de satisfazer as esperanças do povo e parecia que eu estava contra o povo, mas só Deus sabe o que sofria quando escutava informações de bombardeios nas cidades", revelou Hijab.

Fonte: ig.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir