Categoria Politica  Noticia Atualizada em 14-08-2012

CPI do Cachoeira: relator quer ouvir 19 pessoas, incluindo o bicheiro
O relator da Comiss�o Parlamentar de Inqu�rito (SPI) mista do Cachoeira, deputado Odair Cunha (PT-MG), apresentar� � comiss�o uma lista com tr�s blocos de requerimentos para serem analisados.
CPI do Cachoeira: relator quer ouvir 19 pessoas, incluindo o bicheiro
Foto: clicktocantins.com.br

O primeiro trata de 19 convoca��es e convites para prestar depoimento, entre eles o contraventor Carlinhos Cachoeira, os deputados Sandes J�nior (PP-GO) e Carlos Alberto Ler�ia (PSDB-GO), a prefeita de Valpara�so de Goi�s (GO), Leda Borges, e Marcos Teixeira Barbosa, contador que trabalhava com Rubmaier Carvalho. As informa��es s�o da Ag�ncia C�mara.

O segundo bloco possui 34 requerimentos de quebra de sigilo, entre eles o sigilo telef�nico do governador de Goi�s, Marconi Perillo (PSDB), de seu irm�o, Toninho Perillo, e da mulher de Cachoeira, Andressa Mendon�a. Tamb�m nesse bloco h� um pedido de informa��es para a procuradoria norte-americana sobre o banco HSBC, que est� sob investiga��o no Pa�s.

J� o �ltimo bloco conta com 43 requerimentos de provid�ncias. Entre elas est�o informa��es de contratos dos Estados de Goi�s, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins, al�m do Distrito Federal, com a Delta Constru��es.

Requerimentos como a convoca��o do editor-chefe da sucursal da revista Veja em Bras�lia, Policarpo J�nior, e da divis�o dos trabalhos em subrelatorias n�o est�o no documento de Cunha.

Carlinhos Cachoeira
Acusado de comandar a explora��o do jogo ilegal em Goi�s, Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, foi preso na Opera��o Monte Carlo, da Pol�cia Federal, em 29 de fevereiro de 2012, oito anos ap�s a divulga��o de um v�deo em que Waldomiro Diniz, assessor do ent�o ministro da Casa Civil, Jos� Dirceu, lhe pedia propina. O esc�ndalo culminou na Comiss�o Parlamentar de Inqu�rito (CPI) dos Bingos e na revela��o do suposto esquema de pagamento de parlamentares que ficou conhecido como mensal�o.

Escutas telef�nicas realizadas durante a investiga��o da PF apontaram diversos contatos entre Cachoeira e o senador Dem�stenes Torres (GO), ent�o l�der do DEM no Senado. Ele reagiu dizendo que a viola��o do seu sigilo telef�nico n�o havia obedecido a crit�rios legais, confirmou amizade com o bicheiro, mas negou conhecimento e envolvimento nos neg�cios ilegais de Cachoeira. As den�ncias levaram o Psol a representar contra Dem�stenes no Conselho de �tica e o DEM a abrir processo para expulsar o senador. O goiano se antecipou e pediu desfilia��o da legenda.

Com o vazamento de informa��es do inqu�rito, as den�ncias come�aram a atingir outros pol�ticos, agentes p�blicos e empresas, o que culminou na abertura da Comiss�o Parlamentar de Inqu�rito (CPI) mista do Cachoeira. O colegiado ouviu os governadores Agnelo Queiroz (PT), do Distrito Federal, e Marconi Perillo (PSDB), de Goi�s, que negaram envolvimento com o grupo do bicheiro. O governador S�rgio Cabral (PMDB), do Rio de Janeiro, escapou de ser convocado. Ele � amigo do empreiteiro Fernando Cavendish, dono da Delta, apontada como parte do esquema de Cachoeira e maior recebedora de recursos do governo federal nos �ltimos tr�s anos.

Dem�stenes passou por processo de cassa��o por quebra de decoro parlamentar no Conselho de �tica da Casa. Em 11 de julho, o plen�rio do Senado aprovou, por 56 votos a favor, 19 contra e cinco absten��es, a perda de mandato do goiano. Ele foi o segundo senador cassado pelo voto dos colegas na hist�ria do Senado.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir