Categoria Pop & Art  Noticia Atualizada em 15-08-2012

"São absolutamente capazes", diz Miggiorin sobre atores com Down
Ator participa de "Colegas", que trata da inclusão social de forma cômica. Filme de Marcelo Galvão é aplaudido em Gramado e aparece como favorito.

Foto: g1.globo.com

Abordada de forma leve, divertida e com um olhar livre de preconceitos e de autopiedade, a inclusão social de portadores de síndrome de Down é um dos temas de "Colegas", de Marcelo Galvão. O filme foi exibido na noite de segunda-feira (13) no Festival de Cinema de Gramado, dentro da mostra competitiva de longas-metragens nacionais.

Com Lima Duarte, Leonardo Miggiorin, Juliana Didone e Marco Luque no elenco, a comédia de aventura arrancou risos e aplausos do público no Palácio dos Festivais. A trama narra as aventuras de três jovens com Down que fogem de um instituto onde vivem para realizar seus sonhos.

Embora não cheguem a contracenar diretamente com Ariel Goldenberg, Rita Pokk e Breno Viola, os atores Leonardo Miggiorin e Juliana Didone rasgaram elogios à atuação do trio. Ariel e Rita vieram à Gramado para a exibição, enquanto Breno deve chegar na sexta-feira para a cerimônia de premiação.

"São pessoas que requerem um pouco mais de cuidado e de atenção, mas ao mesmo tempo são absolutamente normais e capazes. Foi muito divertido contracenar com eles", contou Miggiorin. "Foi uma experiência de vida. Eles não têm as máscaras que nós colocamos", acrescentou Didone.

Autor de "Quarta B" (2005) e "Bellini e o Demônio" (2008), Marcelo Galvão dedicou o filme a um tio, que era portador da doença genética. Durante o debate do título, no dia seguinte à projeção, ele afirmou que vê o filme como uma espécie de "Goonies" (1985) brasileiro. "Meu desejo é que o filme cresça com o público juvenil, para ficar na memória dele e acostumá-lo a enxergar os portadores de síndrome de Down com normalidade", afirmou.

Tratados como estrelas em Gramado, Rita e Ariel já fazem planos para o futuro. Ariel, que já fez vários trabalhos para a TV, quer seguir a carreira de ator, assim como Rita, que já sonha com o primeiro prêmio: "Quando eu ganhar o Kikito de melhor atriz, vou agradecer à minha mãe, que sempre me ajudou bastante, e o Marcelo Galvão, que me deixa muito orgulhosa", declarou.

Até agora, "Colegas" foi o longa-metragem nacional recebido com maior entusiasmo pelo público em Gramado. Foi aplaudido durante e depois da projeção. O título também é apontado como favorito a levar alguns Kikitos de Gramado e, dos longa-metragens nacionais em competição, parece ser o maior candidato a ter algum sucesso de bilheteria.

Ao melhor estilo road movie, "Colegas" acompanha a jornada de Stalone (Ariel), Aninha (Rita) e Márcio (Breno) rumo à Argentina. O trio vive em um instituto que abriga várias crianças com síndrome de Down, onde são responsáveis por cuidar da videoteca. Um dia, inspirados no filme "Telma & Louise" (1991), eles decidem largar tudo e fugir para realizar seus sonhos. No caminho, assaltam lojas e restaurantes para custear a viagem com armas de brinquedo e passam a ser perseguidos pela polícia.

Com planos bem abertos, Marcelo Galvão filma belas paisagens do Sul do Brasil nesse caminho, cheias de luzes e cores. Também chama a atenção as pequenas homenagens prestadas ao cinema ao longo do filme. Elas começam nos créditos, passam pelo nome dos personagens e são diluídas nos diálogos ao longo da história. São feitas referências a "Cães de Aluguel", "Pulp Fiction", "E o Vento Levou", "Cidade de Deus", "Tropa de Elite" e outras dezenas de filme.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir