Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 15-08-2012

Nelson Garcia - Valorização do Artista Plástico e suas Obras
As Obras expostas no Palácio das Águias no dia 14 de julho foi uma pequena homenagem ao Ilustre Filho da Terra que ficou emocionado com a nossa intenção acadêmica de resgatar suas telas que fazem parte do Patrimônio Público do Executivo desde 1995.
Nelson Garcia - Valorização do Artista Plástico e suas Obras
Foto: Divulgação

Nelson Luiz Garcia da Silva nasceu em 04 de dezembro de 1948 no Município de Itapemirim-ES, filho de Carlos José Garcia e Iracy Garcia, desde a infância se interessava pelo desenho e o que este representava em termos de comunicação. Segundo Nelson, ele já nasceu "ARTEIRO".

A pesquisa e o desejo de se expressar no mundo maravilhoso e sensível da pintura foram à alavanca que precisava para sair de sua terra natal e buscar novos meios para aperfeiçoar seus dons artísticos.

Nelson Garcia, como ficou conhecido, ainda bastante jovem foi estudar em Belo Horizonte, tornando-se artista plástico, chegando a participar das feiras da Praça da Liberdade expondo esculturas em argila. Recém-formado, tornou-se Professor do Colégio Polivalente, atualmente Domingo José Martins, onde trabalhou por trinta e seis anos. Lá iniciou, lecionando Técnicas Industriais em que numa sala montada para esta finalidade ensinava a seus alunos técnicas de trabalho em madeira, argila, metal, eletricidade e artes gráficas. Também exerceu o cargo de Diretor da mesma escola e Professor de Educação Artística, estando atualmente aposentado.

Segundo ele: "foi uma experiência espetacular. Aprendi e ensinei; descobri muitos talentos auxiliando em sua formação profissional; tenho ex-alunos que atualmente são engenheiros, desenhistas, artistas plásticos, professores, etc".

Divulgador da arte e da cultura, voltado sempre também para o social, Nelson Garcia, foi o idealizador e fundador do grupo Alcoólicos Anônimos em nosso Município, irmandade do qual faz parte há vinte se sete anos. Realiza palestras em Igrejas, escolas, residências e qualquer outro local em que existam pessoas interessadas em "renascer para a vida", como ele costuma dizer.

Como pintor e desenhista, participou de exposições em diversos Municípios, como Itapemirim, Alegre, Guaçúi,Cachoeiro de Itapemirim,dentre outros.Em Vitória,como grande marco artístico,teve suas obras expostas no espaço cultural da Caixa Econômica Federal.
Nelson Garcia diz que "qualquer objeto vira uma peça de arte. Somos e estamos sujeitos a transformações o tempo inteiro, necessitamos apenas de inspiração, desse desejo interior de mostrar todo conteúdo de uma emoção. Existe tempo para tudo e com a arte em si,não é diferente".

O Expressionismo Romântico possui marca característica em suas Obras, apesar de se observar vários segmentos, como o acadêmico naturalista, por exemplo. Com Obras espalhadas por todo o país e até no exterior, o artista plástico retrata com riqueza de detalhes paisagens, flores, inclusive com entalhe e vazados, pontos turísticos, monumentos históricos e temas religiosos.

Devoto de Nossa Senhora Imaculada Conceição, Nelson Garcia retratou em tela toda esta devoção com sua arte: "Imaculada Conceição, pré-destinação espiritual". Meu Cristo Encaixotado e Êxtase também são Obras preferidas. Além das telas, existem os entalhes, os oratórios, os veleiros e diversos outros trabalhos através dos quais o artista se realiza divinamente.

Nelson Garcia no dia 14 de julho no Palácio das Águias em Marataízes, recebeu a Comenda "Élcio Paes de Sá" entregue pela Academia Marataizense de Letras às personalidades que se destacam no Âmbito Cultural e Artístico, dentre o nosso Município,Estado,Nação ou Exterior.A comenda foi entregue pelas mãos do Filho do Saudoso Élcio,Senhor Rúbio de Sá,além de que sob aplausos da seleta plateia e ao som da Banda Municipal COMUSMA,o Artista Plástico foi Homenageado, Diplomado como Membro Efetivo da Academia Marataizense de Letras,ocupando a cadeira Nº 12,patronímica de Domingos José Martins.

Atualmente ocupando o cargo de Diretor Geral da Secretária de Cultura do Município de Itapemirim, do qual se sente extremamente honrado por tamanho reconhecimento, Nelson Garcia põe a mão no batente e executa juntamente com a Secretária de Cultura e sua equipe, trabalhos relevantes como Projeto Cultura nas Estradas, que leva atividades artísticas e culturais para diversas localidades das mais centrais às mais distantes, porém com o mesmo objetivo que é proporcionar às pessoas um pouco de cultura, lazer e distração e quem sabe, como professor, que nunca deixará de ser, ensinar a todos que a vida tem cores com as quais a pintamos, pois viver, por si só já é uma grande tela que pintamos com a nossa história de vida!Só é necessário buscarmos sempre o Criador e dizermos: AMÉM!

As Obras expostas no Palácio das Águias no dia 14 de julho foi uma pequena homenagem ao Ilustre Filho da Terra que ficou emocionado com a nossa intenção acadêmica de resgatar suas telas que fazem parte do Patrimônio Público do Executivo desde 1995.


Igreja Nossa Senhora dos Navegantes Barra do Itapemirim ES.



Nelson Garcia diplomado Membro Acadêmico efetivo.



Porto trapiche.



Palácio das Águias.



Os tres Monumentos Históricos Trapiche Palácio das Águias Nossa Senhora dos Navegantes.



Destaque o autor e sua criatura.



Antiga estação ferroviária Marataízes-ES.





    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Bárbara Pérez    |      Imprimir