Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-08-2012

Reino Unido diz ao Equador que irá negar salvo-conduto para Assange
Manifestantes aguardam em Londres decisão sobre pedido de asilo. Governo equatoriano deve anunciar se vai abrigar fundador do WikiLeaks.
Reino Unido diz ao Equador que irá negar salvo-conduto para Assange
Foto: g1.globo.com

O governo britânico informou ao Equador que qualquer pedido de salvo-conduto para Julian Assange, refugiado na embaixada equatoriana em Londres, será negado, mesmo que o país conceda asilo político ao fundador do WikiLeaks, segundo nota divulgada nesta quinta-feira (16).

"Devemos ser totalmente claros que isso significa que, em caso de receber um pedido de salvo-conduto para Assange, depois que tenha obtido asilo, será negado", diz a nota, entregue às autoridades equatorianas.

Manifestantes pró-Assange e policiais britânicos entraram em confronto nesta quinta em frente ao prédio da Embaixada do Equador em Londres após o governo britânico ter dado a entrender que pode entrar no prédio para prender o fundador do WikiLeaks.

Um jornalista da Reuters viu pelo menos três manifestantes sendo levados pela polícia, enquanto os manifestantes cantavam slogans e gritavam: "Vocês estão tentando começar uma guerra com o Equador".

Pelo menos 20 policiais estavam fora da embaixada, tentando controlar um grupo de cerca de 15 manifestantes.

O Equador deve anunciar às 7h locais (9h de Brasília) a decisão sobre o pedido de asilo de Assange, informou o chanceler Ricardo Patiño nesta quarta-feira.

"Tomamos uma decisão" no caso Assange "e será comunicada amanhã (quinta), às sete da manhã neste mesmo local", disse Patiño na sede da Chancelaria em Quito.

"Poderão assaltar nossa embaixada se o Equador decidir não entregar Julian Assange", advertiu o chanceler na mesma entrevista.

"A posição que assumiu o governo da Grã-Bretanha é inadmissível, tanto do ponto de vista político como do jurídico", afirmou o chanceler ao destacar que "a entrada não autorizada na embaixada do Equador (em Londres) seria uma violação flagrante da Convenção de Viena".

Já o Reino Unido anunciou nesta quarta-feira que está "decidido" a extraditar Julian Assange para a Suécia, onde é procurado pela justiça para ser ouvido sobre acusações de agressão sexual e estupro.

Segundo o porta-voz do ministério britânico das Relações Exteriores, "o Reino Unido tem uma obrigação legal de extraditar Assange para a Suécia para que responda às acusações de agressão sexual e estamos decididos a cumprir essa obrigação".

Assange, de 41 anos, se refugiou na embaixada do Equador em Londres no dia 19 de junho passado, para evitar sua extradição à Suécia.

O australiano afirma que a Suécia planeja entregá-lo aos Estados Unidos, onde é investigado por espionagem após divulgar em seu site despachos confidenciais do departamento de Estado, incluindo documentos sobre as guerras do Iraque e Afeganistão.

O vazamento deixou em situação incômoda o serviço diplomático americano e de outros países a partir de 2010.

Assange afirma temer que uma eventual deportação para a Suécia abra as portas para uma nova deportação, desta vez para os Estados Unidos, onde seria processado pela divulgação dos documentos.


Policiais cercam o prédio da Embaixada do Equador em Londres nesta quinta-feira (16)




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir