Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-08-2012

Ex-agentes criticam Obama por vazamento de dados sobre Bin Laden
Presidente dos EUA teria divulgado dados para apoiar campanha. Principal cr�tica � sobre opera��o que matou Osama Bin Laden.
Ex-agentes criticam Obama por vazamento de dados sobre Bin Laden
Foto: g1.globo.com

Ex-agentes da CIA e das for�as especiais dos Estados Unidos criticaram o presidente do pa�s, Barack Obama, a quem acusam de ter vazado imprudentemente dados sobre a opera��o que matou Osama Bin Laden e outras a��es consideradas sens�veis.

O site do grupo de ex-oficiais exibe um v�deo de mais de 20 minutos no qual eles retomam cr�ticas a Obama, que j� haviam sido formuladas pelo candidato republicano � Casa Branca Mitt Romney e por outros membros do Partido Republicano.

Os ex-funcion�rios militares e do servi�o de intelig�ncia criticam a Casa Branca por ter divulgado informa��es secretas com o objetivo de dar apoio � campanha eleitoral de Obama, sem levar em considera��o a seguran�a de os espi�es e soldados americanos.

Eles acusam Obama de ter se apressado para tornar p�blicos os detalhes da opera��o que teve como objetivo matar Bin Laden, ao inv�s de "explorar plenamente o tesouro de informa��es" descobertas durante a miss�o no Paquist�o.

O presidente democrata sempre negou que a Casa Branca esteja por tr�s dos vazamentos.

A equipe de campanha de Barack Obama comparou os ataques aos recebidos pelo candidato democrata John Kerry durante a campanha presidencial em 2004.

"Os republicanos voltam a usar esta velha t�tica porque no que diz respeito � pol�tica externa e de seguran�a nacional, Mitt Romney n�o prop�s mais do que uma ret�rica imprudente", destacou o porta-voz da campanha democrata, Ben LaBolt.

A equipe de campanha de Obama considera a morte de Bin Laden e a pol�tica externa como pontos fortes do presidente, destacando a inexperi�ncia de Romney na �rea.

O grupo de ex-espi�es e militares das for�as especiais, chamado Opsec, afirma n�o ser partid�rio, mas alguns de seus membros s�o republicanos ativos e integrantes do movimento conservador "Tea Party".

Scott Taylor, ex-membro do comando de elite da Marinha (Seals), identificado como presidente do Opsec, disputou uma vaga ao Congresso pelos republicanos em Virginia, em 2010, e perdeu a elei��o.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir