Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-08-2012

Cúpula de Meca suspende Síria da Organização da Conferência Islâmica
OCI diz que está preocupada com massacres impostos ao povo sírio. Mundo muçulmano quer o fim do derramamento de sangue no país.
Cúpula de Meca suspende Síria da Organização da Conferência Islâmica
Foto: g1.globo.com

A cúpula islâmica de Meca, na Arábia Saudita, decidiu nesta quinta-feira (16) suspender a Síria da Organização da Conferência Islâmica (OCI), informa o comunicado final do encontro.

Os participantes da cúpula chegaram a um acordo sobre "a necessidade de se acabar imediatamente com os atos de violência na Síria e de suspender este país da OCI", destaca o comunicado. A OCI afirma sua "profunda preocupação com os massacres e atos desumanos impostos ao povo sírio".

O secretário-geral da OCI, Ekmeledin Ihsanoglu, explicou em entrevista coletiva a decisão de "enviar uma mensagem forte do mundo muçulmano ao regime sírio". "Este mundo não pode aceitar um regime que massacra seu povo utilizando aviões, tanques e artilharia pesada".

"É também uma mensagem dirigida à comunidade internacional, que diz que o mundo muçulmano defende uma solução pacífica (na Síria), quer o fim do derramamento de sangue e rejeita que este problema degenere em conflito confessional e se alastre pela região", prosseguiu Ihsanoglu.

A suspensão da Síria foi recomendada na reunião preparatória da cúpula que durante dois dias reuniu cerca de 40 chefes de Estado árabes, africanos e asiáticos membros da OCI.

Apenas o Irã, aliado do regime de Damasco, rejeitou abertamente a suspensão da Síria.

A porta-voz do departamento americano de Estado, Victoria Nuland, estimou que a decisão da OCI envia uma "forte mensagem" ao regime do presidente Bashar al-Assad.

A medida "destaca o crescente isolamento internacional do regime de Assad e o amplo apoio ao povo sírio e à sua luta por um estado democrático que represente suas aspirações e respeite os direitos humanos".

"Os Estados Unidos elogiam a medida adotada pela OCI e seu compromisso por una solución pacífica na Síria", concluiu Nuland.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir