Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-08-2012

Ataque à base aérea deixa 10 mortos no Paquistão
Nove militantes islamistas, classificados como terroristas pelo governo, atacaram uma base da Força Aérea do Paquistão na madrugada desta quinta-feira e foram mortos, assim como um oficial, informou um porta-voz militar.
Ataque à base aérea deixa 10 mortos no Paquistão
Foto: noticias.terra.com

Militantes vestidos com uniformes e armados com fuzis e lança-foguetes atacaram durante a madrugada a base aérea de Minhas, onde funciona o Complexo Aeronáutico do Paquistão, que fica 60 km ao noroeste de Islamabad.

"Oito terroristas morreram e um oficial das forças de segurança caiu como mártir", declarou à AFP o porta-voz da Força Aérea. Outro criminoso morreu ao detonar os explosivos que transportava, segundo a mesma fonte.

Um comandante da base atacada negou a existência de armas nucleares nas instalações, mas o ataque deve reavivar os questionamentos em vários países ocidentais sobre os perigos de que o armamento atômico paquistanês possa cair nas mãos de grupos extremistas.

O ataque teve início às 2h local (18h de Brasília) e durou cerca de três horas em torno da Base Aérea Minhas, nos arredores da cidade de Kamra, 60 km a noroeste da capital Islamabad. "Infiéis dispararam lança-foguetes e um avião foi atingido", segundo um comunicado da Força Aérea.

Inicialmente, fontes militares informaram que dois oficiais da base haviam sido mortos, mas algumas horas depois revisaram o balanço para apenas um morto. A Base Minhas abriga o Complexo Aeronáutico do Paquistão, a divisão industrial da Força Aérea que constrói aviões Mirage e JF-17.

Segundo testemunhas, a ação envolveu granadas, lança-foguetes e armas automáticas em torno da entrada da base, para onde seguiram várias ambulâncias. Efetivos das forças especiais paquistanesas foram enviados ao local para enfrentar os terroristas, segundo um oficial.

Um comunicado precedente da Força Aérea Paquistanesa reconheceu que "um grupo de terroristas atacou a Base Minhas", provocando um "intenso tiroteio entre o pessoal da segurança e os agressores". Até o momento, o ataque não foi reivindicado por qualquer grupo islâmico ligado aos talibãs.

Em maio de 2011, as forças de segurança repeliram um ataque semelhante contra a base aérea de Karachi, no sul do Paquistão, reivindicado pelos talibãs.

A Base Minhas, na província central de Punjab, já foi atacada ao menos duas vezes nos últimos anos. Em 23 de outubro de 2009, um ataque suicida com bomba matou seis civis e dois funcionários em um posto de controle em torno da base no horário de chegada para o trabalho.

No dia 10 de dezembro de 2007, um carro-bomba explodiu ao lado de um ônibus escolar, ferindo cinco filhos de funcionários da base.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir