Categoria Policia  Noticia Atualizada em 16-08-2012

África do Sul: Polícia atira em mineiros; 7 mortos
Pelo menos sete pessoas morreram e diversas outras ficaram feridas nesta quinta-feira depois que a polícia sul-africana abriu fogo contra uma multidão de mineiros em greve, informa a rede pública britânica BBC citando testemunhas.
África do Sul: Polícia atira em mineiros; 7 mortos
Foto: noticias.r7.com

Diversas pessoas ficaram feridas, mas o número exato ainda é desconhecido. Cadáveres caídos, envoltos por poças de sangue, podiam ser vistos nas proximidades da mina de platina onde acontecem os protestos.

A polícia entrou em ação contra os trabalhadores que reuniram-se perto da mina Lonmin PLC na tarde desta quinta-feira (horário local). A televisão local levou ao ar imagens dos cadáveres e o som dos disparos. O porta-voz das forças de segurança, Dennis Adriao, não quis comentar.

O vice-presidente da Lonmin limitou-se a dizer que se tratava de "uma operação policial" contra os grevistas. A empresa é a terceira maior produtora de platina do mundo.

Em comunicado divulgado na Lonmin desta quinta-feira, a Lonmin advertiu que os trabalhadores seriam demitidos se não retornassem a seus postos até amanhã. "Os grevistas continuam armados e longe do trabalho. Isso é ilegal."

Os distúrbios na mina começaram em 10 de agosto, quando 3 mil mineiros pararam de trabalhar. No domingo, dois guardas foram mortos pela multidão, que colocou fogo em seu carro. Na segunda-feira, os manifestantes mataram outros dois trabalhadores e dois policiais. Os oficiais responderam mataram três grevistas. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Fonte: dgabc.com.br
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir