Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-08-2012

Defesa acionará justiça internacional se Londres impedir saída de Assange
Ex-juiz que defende fundador do WikiLeaks exige salvo-conduto. Reino Unido afirmou que asilo concedido pelo Equador "não muda nada".
Defesa acionará justiça internacional se Londres impedir saída de Assange
Foto: g1.globo.com

O ex-juiz espanhol Baltasar Garzón, atual advogado de defesa de Julian Assange, assegurou nesta quinta-feira (16) que irá à justiça internacional se o Reino Unido não deixar o fundador do WikiLeaks sair do país, depois que o Equador lhe concedeu um asilo diplomático.

"O que o Reino Unido tem que fazer é aplicar as obrigações diplomáticas da Convenção do Refugiado e deixá-lo sair, concedendo a ele um salvo-conduto. Do contrário, iremos à Corte Internacional de Justiça" (CIJ), disse Garzón em declarações publicadas pela edição digital do jornal El País.

O Equador anunciou nesta quinta sua decisão de conceder asilo diplomático a Assange, de 41 anos, refugiado em sua embaixada em Londres desde o dia 19 de junho. Ele esgotou todos os recursos legais para evitar sua extradição à Suécia, que o requer por supostos crimes de agressão sexual. Assange nega as acusações.

As autoridades britânicas reafirmaram, no entanto, sua "obrigação" a extraditá-lo a Estocolmo. "Nós nos submeteremos a esta obrigação. A decisão do governo equatoriano não muda nada", afirmou o Foreign Office em um comunicado.

Londres também se referiu à possibilidade de revogar a imunidade diplomática de uma embaixada em seu território "para agir e deter Assange", uma declaração que Garzón criticou fortemente, classificando-a de ameaça de "invasão".



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir