Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 16-08-2012

Cetesb de Buritama recolhe amostras para analisar morte de peixes em rio
Pelo menos 100 toneladas foram encontradas em tanques de rio. Funcion�rios acreditam que despejo de res�dos tenha causado mortes.
Cetesb de Buritama recolhe amostras  para analisar morte de peixes em rio
Foto: g1.globo.com

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) ir� investigar a causa da morte de pelo menos 100 toneladas de peixes em tanques montados dentro do rio Santa B�rbara entre as cidades de Buritama (SP) e Zacarias (SP). O motivo do caso, ainda � um mist�rios para os criadores.

Segundo funcion�rios de Cetesb, a morte pode ter sido causada pela multiplica��o de algas ou pelo despejo de res�duos t�xicos. Amostras da �gua foram enviadas para o laborat�rio da companhia em S�o Paulo, mas os resultados s� devem ficar prontos na pr�xima segunda-feira (20). A Pol�cia Ambiental tamb�m ir� abrir um inqu�rio para investigar as mortes.

Morte de peixes

Os tanques foram encontrados cheios de peixes mortos. Em apenas uma propriedade, mais de 8 toneladas j� foram para o lixo. O n�vel de oxig�nio na �gua caiu rapidamente chegando a zero em alguns trechos do rio. A numera��o correta deveria marcar entre quatro e seis.

Os criadores se esfor�aram para salvar parte da produ��o como Fernando Noboru Watanabi, que cria til�pias h� tr�s anos. "Nunca vivi em uma situa��o parecida com essa em todo esse tempo � algo muito preocupante", comenta Watanabi.

Alguns peixes tamb�m foram recolhidos para identificar as causas da contamina��o.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir