Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 19-08-2012

"Robô-surfista" vai ajudar a monitorar tubarões brancos no oceano Pacífico
Equipamento é movido a energia solar e propulsão das ondas. Intenção de cientistas é criar rede de informações sobre vida marítima.

Foto: g1.globo.com

Uma equipe da Universidade de Stanford desenvolveu um "robô-surfista" para ajudar a monitorar tubarões-brancos e outros animais marinhos na costa de São Francisco, na região oeste dos Estados Unidos.

O equipamento, movido a energia solar e à propulsão da energia das ondas, vai atuar integrado a outros aparelhos instalados em boias pelas águas do litoral.

A ideia é captar sinais sonoros emitidos por animais localizados a até 305 metros da costa. Os dados vão ser analisados por uma equipe da universidade em terra.

A ideia dos cientistas é criar uma rede marítima de dados, em que a movimentação de predadores e presas vai ser monitorada por uma série de "pontos de wi-fi oceânicos" atracados em boias e por outros "robôs-surfistas".

Os robôs serão responsáveis por captar ondas de som emitidas por dispositivos presos aos corpos de vários tubarões, diz a professora da Universidade de Stanford Barbara Block.

O objetivo é usar a tecnologia para aumentar a capacidade de observar o oceano e calcular a população dos animais, melhorar as técnicas de pesca controlada e monitorar a resposta dos bichos às mudanças climáticas, de acordo com a cientista.

Block avalia que inicialmente só uma parte da costa dos EUA está sendo monitorada. Em alguns anos, a expectativa da professora é "conectar" toda a costa oeste do país, reunindo informações de animais que vão desde peixes de tamanho médio até os grandes predadores como o tubarão branco.


Robô lançado no oceano Pacífico para monitorar tubarões brancos.




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir