Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-08-2012

Diretora do IASES detida é suspeita de superfaturamento em convênio
Segundo TJ, Silvana Galina foi presa na manhã desta sexta-feira. Operação foi comandada pelo TJ e MP e governo do estado.
Diretora do IASES detida é suspeita de superfaturamento em convênio
Foto: g1.globo.com

A investigação de superfaturamento em convênios para a reabilitação de adolescentes em conflito com a lei do Instituto de Atendimento Sócio-Educativo do Espírito Santo (Iases) fez com que pelo menos quatro pessoas fossem detidas na manhã desta sexta-feira (17), em Vitória. Entre elas, estão um diretor da Associação Capixaba de Desenvolvimento e Inclusão Social (Acadis) e dois funcionários do instituto. Segundo o governo do estado, foi cumprido um mandado de prisão expedido pelo juiz da Vara de Inquéritos Criminais de Vitória Marcelo Menezes Loureiro para a diretora presidente do Iases, Silvana Galina.

Os detidos estão na Delegacia de Crimes Fazendários, no Centro de Vitória. Segundo Eduardo Sarlo, o advogado do diretor da Acadis, Gerardo Mondragón, esta prisão é temporária. "Ele não tem envolvimento em superfaturamento", disse. O G1 entrou em contato com o Iases e com a defesa de Silvana Galina, mas ainda não houve retorno. Nesta manhã, computadores e documentos relacionados a improbidade administrativa foram apreendidos por policiais civis no prédio do Iases, em Cariacica, Tucum.

O secretário de Justiça Ângelo Roncalli informou que a operação realizada pela Polícia Civil foi solicitada pelo governo estadual em parceria com o Ministério Público e o Poder Judiciário. Ele informou ainda que a operação está em andamento. De acordo com o governo, foram realizadas auditorias internas no instituto e, com a apuração de possíveis irregularidades, o ministério público e o tribunal foram acionados.

Convênio

A Acadis tem contrato com o Iases em Tucum, Cariacica, e em Linhares, no Norte do estado. Mondragón é responsável pelo modelo de gestão aplicado na ressocialização do internos do instituto, que envolve família e liberdade assistida. Ainda não há informação sobre o suposto superfaturamento.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir