Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-08-2012

11ª Festa do Abacaxi é sucesso em Marataízes
Mesmo com o tempo instável devido as chuvas no Litoral Sul Capixaba, o final de semana em Marataízes foi agitadíssimo com a realização da 11ª Festa do Abacaxi, na localidade de Brejo dos Patos, interior de Marataízes.
11ª Festa do Abacaxi é sucesso em Marataízes
Foto: Assessoria de Comunicação PMM

Shows regionais e nacionais marcaram o evento promovido pela Prefeitura Municipal de Marataízes através da Secretaria Municipal de Turismo, sempre na terceira semana de agosto.

Nomes como o cantor gospel Carlinhos Félix, João Lucas e Marcelo, conhecido pelo sucesso do momento "Eu quero Tchu, eu quero Tcha", Fred e Gustavo, com a canção romântica "Então Valeu" e o arrocha do Forró Comichão foram os destaques deste ano solicitados pela Associação de Moradores de Brejo dos Patos à Prefeitura.

Parte do calendário oficial de eventos do município, a Festa do Abacaxi é considerada uma das principais comemorações do município, após a Festa da Cidade, que acontece em outubro e a Festa das Canoas, em março. Uma estrutura de primeira foi preparada, além de um forte esquema de segurança foi feito pela Polícia Militar em parceria com a Guarda Municipal de Marataízes, dando total segurança a todos que prestigiaram a festa.

O evento visa destacar a produção de abacaxi em Marataízes, sendo o município um dos maiores produtores do Estado do Espírito Santo. Neste período de entre safra, cerca de 25 milhões de frutos já foram plantados nas lavouras, o que certamente será revertido numa média de R$ 30 milhões de reais com o fruto sendo vendido R$1,20 na época da colheita que acontece nos três últimos meses do ano.

Marataízes possui três mil hectares plantados, segundo informação do Incaper – Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural. A localidade de Brejo dos Patos foi a escolhida para sediar o evento por estar no centro da região produtora. Outras localidades como Nova Canaã, São João do Jaboti, Jaboti, Jacarandá, Capinzal e Lagoa Dantas, também são responsáveis pela economia provinda da produção de abacaxi na região.

Durante a festa, foi escolhida a beleza da "Garota do Abacaxi", o 1° lugar foi conquistado pela jovem Lourenna Fernandes de Freitas Silva. Outro destaque é a escolha dos dez frutos com maior peso, sendo o ganhador deste ano o produtor Leilson Marvila. Todos receberam premiações.

Agora, a Prefeitura de Marataízes, por meio da Secretaria de Turismo já prepara a Festa de Jacarandá, em comemoração aos pequenos produtores rurais e agricultura familiar. Essa festa está prevista no calendário oficial de eventos para o terceiro final de semana de setembro.












    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes    |      Imprimir