Categoria Politica  Noticia Atualizada em 21-08-2012

Presidente da Colômbia nega aliança com crime organizado
General da equipe de Uribe confessou envolvimento com paramilitares. Presidente disse que não tinha motivos para suspeitar de general.
Presidente da Colômbia nega aliança com crime organizado
Foto: g1.globo.com

O ex-presidente da Colômbia Álvaro Uribe negou nesta segunda-feira (20) qualquer aliança do seu governo com o crime organizado, após o general reformado Mauricio Santoyo se declarar culpado, nos Estados Unidos, de cumplicidade com os paramilitares.

Uribe lamentou que o general Santoyo, responsável direto por sua segurança entre 2002 e 2006, tenha traído sua confiança.

Nosso apoio às Forças Armadas "foi para fortalecer o Estado e jamais para permitir alianças com criminosos", escreveu o ex-presidente Uribe (2002-2010) em sua conta no Twitter.

Em entrevista posterior a uma rádio colombiana, Uribe esclareceu que não se arrepende de ter promovido Santoyo a general da Polícia porque jamais teve motivos para suspeitar de sua honra.

Santoyo foi comandante do Corpo de Elite Antiterrorista da polícia antes de ficar encarregado da segurança de Uribe.

O general se entregou em julho passado às autoridades americanas e nesta segunda admitiu ter apoiado e protegido, entre 2001 e 2008, as Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC), organização que agrupava os paramilitares.

A admissão faz parte de um acordo com as autoridades americanas pelo qual foi retirada a acusação de colaboração com o tráfico de drogas que pesava sobre Santoyo.

As AUC, financiadas em parte pelo narcotráfico, cometeram numerosas e gravíssimas violações contra a população civil durante o conflito com as guerrilhas de esquerda.

Os paramilitares se desmobilizaram entre 2003 e 2006, durante o processo de paz promovido por Uribe.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir