Categoria Economia  Noticia Atualizada em 21-08-2012

Brasil passa a liderar fornecimento de soja para China no ano
China importou 17,08 milh�es de toneladas do Brasil entre janeiro e julho. Pa�s superou momentaneamente os EUA como o maior fornecedor.
Brasil passa a liderar fornecimento de soja para China no ano
Foto: g1.globo.com

A China importou 17,08 milh�es de toneladas de soja do Brasil entre janeiro e julho, e o pa�s sul-americano passou a liderar a lista de fornecedores da oleaginosa para o maior importador global do produto, de acordo com dados da alf�ndega chinesa divulgados nesta ter�a-feira (21).

Os desembarques de soja brasileira na China em julho somaram 3,8 milh�es de toneladas, alta de 10,5% na compara��o com o mesmo per�odo do ano passado.

E, dessa forma, o Brasil superou momentaneamente os Estados Unidos como o maior fornecedor da oleaginosa ao pa�s asi�tico.

No acumulado do ano at� julho, as importa��es chinesas de soja do Brasil acumulam alta de 57,8%. J� os desembarques do gr�o dos EUA na China at� o m�s passado somaram 14,99 milh�es de toneladas, queda de 1,77% ante o mesmo per�odo de 2011.

Neste ano, os chineses aceleraram as compras de soja do Brasil visando garantir a oferta ap�s uma seca em lavouras do Sul brasileiro e tamb�m na Argentina.

Dependendo do per�odo do ano, brasileiros e norte-americanos alternam a lideran�a no fornecimento de soja para a China. O Brasil terminou de colher a oleaginosa h� alguns meses, enquanto os EUA est�o na entressafra, pr�ximos de iniciar a colheita.

Em 2012, entretanto, o Brasil ocupou espa�o dos norte-americanos, com estoques baixos nos EUA, segundo especialistas.

Al�m disso, os EUA v�m sofrendo recentemente uma das piores secas em mais de meio s�culo.

Brasil e EUA disputam a lideran�a nas exporta��es mundiais. Na nova safra (2012/13), se os brasileiros tiverem uma boa colheita, o pa�s poder� superar os norte-americanos, cuja produ��o foi quebrada pela seca que atinge o Meio-Oeste.

Ao todo, a China comprou no acumulado do ano at� julho 34,9 milh�es de toneladas, alta de 20% na compara��o com o mesmo per�odo do ano passado.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir